Funcionários preenchem um questionário diariamente. Foto: divulgação.

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), do Rio Grande do Sul, está monitorando a saúde dos seus colaboradores com a plataforma CheckCOVID.me, desenvolvida pela Usphera XR, startup incubada no Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos).

Desde novembro de 2020, mais de 1,8 mil colaboradores estão sendo monitorados através da ferramenta, na qual cada um foi cadastrado e recebeu um link por SMS com os termos de uso e política de privacidade. 

Depois do aceite, eles começaram a preencher diariamente um questionário que contém informações parametrizadas através dos protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Caso esqueça de preencher por três dias consecutivos, o colaborador recebe um alerta por SMS e por email, com o link para preenchimento. 

Na plataforma, a gestão de pessoas da Unisinos tem acesso a um painel, onde estão consolidadas as informações dos colaboradores, que são voluntariamente autodeclaradas e sistematizadas. 

No momento em que um colaborador reporta algum sintoma, o sistema envia automaticamente um SMS para a gestora, que entra em contato direto para fazer o rastreamento da situação. 

A equipe trabalha, então, questões de prevenção e passa orientações sobre os cuidados a serem seguidos até o resultado da testagem, além de pedir que tal pessoa permaneça em home office aguardando o resultado do teste.

“Este é um trabalho de orientação, prevenção e acolhimento neste momento tão complexo. Estamos fazendo um esforço para que todos incluam na sua rotina diária o preenchimento das informações. Incluir no hábito é o grande desafio”, conta Sandra Lissot, gerente de gestão de pessoas da Unisinos. 

Segundo a Usphera XR, a ferramenta também pode auxiliar as empresas e seus colaboradores no retorno gradual às atividades, permitindo que elas possam monitorar e acompanhar a saúde de quem está trabalhando. 

“Como é um processo novo, precisamos ensinar às pessoas a importância da saúde coletiva. A plataforma permite o monitoramento, mas também contribui para que a saúde da comunidade seja melhor. A Unisinos fez esse trabalho muito bem, pois conseguiu levar as informações para seus funcionários”, afirma Andréia Martins, cofundadora da Usphera XR.

O checkCOVID.me possui um plano gratuito, para até três colaboradores, além dos pacotes empresarial e corporativo, de acordo com as necessidades de cada perfil de empresa.

Com mais de 50 anos de atuação, a Unisinos conta com mais de 93 mil alunos diplomados e cerca de 23 mil alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação das modalidades de ensino presencial, híbrido e a distância.