A Celesc buscou a Sonda para atender às demandas regulatórias de atendimento. Foto: blickpixel/Pixabay.

A Celesc Distribuição, responsável pela distribuição de energia para 2,6 milhões de clientes no estado de Santa Catarina, fechou um contrato com a Sonda IT com o objetivo de aprimorar seus processos de negócios e as atividades ligadas às demandas regulatórias de atendimento ao consumidor.

O objetivo da contratação da Sonda é identificar ações com foco em gestão do conhecimento, antecipação da receita, redução da inadimplência, agilidade operacional, gestão dos processos e controle dos principais processos de trabalho.

“A experiência tem sido muito positiva e permitido que, com um olhar externo da fornecedora, possamos avançar de forma consistente em diversos pontos de melhoria no atendimento e relacionamento com os clientes”, explica Eduardo Cesconeto, diretor comercial e de clientes da Celesc.

Para Giuliano Domingues, consultor da divisão de Utilities da Sonda IT, com este modelo de consultoria a Celesc obtém a recomendação e aderência dos processos de trabalho que estão alinhadas às práticas de gestão mundialmente reconhecidas.

“O papel da Sonda é identificar situações para o aprimoramento e desenvolvimento de novas ferramentas focadas na usabilidade, produtividade e agilidade operacional do cliente final”, pontua Domingues.

O movimento está ligado a novidades que tem afetado o setor elétrico nos últimos anos. Além das mudanças ocorridas no modelo regulatório, a Agência Nacional de Energia Elétrica tem dedicado parte de suas ações à modicidade tarifária como aperfeiçoamento dos mecanismos para a revisão tarifária e o fator de produtividade utilizado nos reajustes tarifários.

Com isso, a eficiência e produtividade ganham contornos cada vez mais decisivos no contexto e nos planos estratégicos das distribuidoras de energia elétrica. 

Fundada em 1974, a chilena Sonda IT tem presença direta em dez países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai. 

Atualmente a empresa opera com 22 mil colaboradores e seu faturamento em 2014 alcançou a marca de US$ 1,4 bilhão. No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989.