A Intel selecionou 47 empresas para o programa AI Builders. Foto: Divulgação.

A lista de 47 empresas selecionadas pelo programa AI Builders, da Intel, conta com cinco brasileiras: Legal Labs, AI2Biz, Allgoo, Lebov e Reachr.

O programa Intel AI Builders é um ecossistema de fornecedores independentes de software, integradores de sistemas, fabricantes de equipamentos e usuários finais corporativos que trabalham para acelerar a adoção de inteligência artificial com as plataformas Intel. 

As empresas selecionadas para o projeto obtêm acesso a recursos de capacitação técnica, oportunidades de comercialização conjunta. Elas também passam a ser elegíveis para investimento da Intel Capital.

Com esse ecossistema, a Intel já investiu mais de US$ 1 bilhão em apoio ao desenvolvimento de novos produtos de IA e a adoção da tecnologia.

A Legal Labs, sediada em Brasília, é uma das empresas que faz parte do grupo. Fundada há menos de dois anos, a Legal Labs constrói redes neurais artificiais focadas em entender e tomar decisões no campo jurídico.

Ricardo Fernandes, fundador da Legal Labs, explica que o primeiro projeto realizado pela empresa, em 2017, foi a criação de uma “robô-advogada’. Batizada de Dra. Luzia, a ferramenta foi desenvolvida com seis camadas de redes neurais artificiais e trabalha com deep learning aplicada às execuções fiscais. 

Já a AI2Biz Laba é parceria da Intel e atua com pesquisa, desenvolvimento e integração de soluções do segmento de TI. A empresa é voltada para as áreas de inteligência artificial, machine/deep learning, data analysis e internet das coisas (IoT).

A Allgoo é uma plataforma open-banking que atua no modelo white-label. A companhia atende a clientes dos segmentos de bancos & financeiras, corretoras & gestoras e agentes autônomos.

O foco da Lebov é atender o segmento de pecuária de precisão com um aplicativo de gestão das atividades do campo.

A Reachr fornece um software de recrutamento digital para organizar o processo de seleção de candidatos a vagas de emprego.

Além de startups, o Intel AI Builders também reúne grandes empresas como Dell EMC, Accenture e Lenovo.