O Grupo Águas do Brasil atua no abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo Águas do Brasil - Saneamento Ambiental Águas do Brasil (SAAB), empresa privada de saneamento com sede em Niterói, Rio de Janeiro, adotou a solução da Engineering, multinacional italiana especializada em transformação digital, para digitalizar a gestão de seus serviços comerciais, que incluem atividades em campo.

A empresa buscava uma ferramenta de Field Service Management (FSM), devido à necessidade de ter maior padronização e controle da execução de serviços de campo nas concessionárias do grupo, e escolheu a Geocall, própria da Engineering.

Esta solução foi integrada aos sistemas de gestão, relacionamento com clientes e de ordens de serviço desenvolvidos internamente na Águas do Brasil. 

A plataforma pode ser acessada por meio de um portal na web que permite gerenciar processos de negócios relativos às atividades realizadas pela equipe de serviços comerciais, como a criação e o gerenciamento de ordens de serviço e feedbacks e a geração de indicadores de performance.

O Geocall também possui uma versão mobile que permite aos operadores de campo, por meio de seus dispositivos móveis, consultar, interagir e abrir ordens de serviço, garantindo assim uma gestão end to end do processo de forma totalmente digital.

Ao todo, cerca de 100 usuários acessam a solução neste formato, na qual são gerenciadas atividades como ligação de água e esgoto, revisão de cadastro, verificação de consumo, corte e religação de água, fiscalização de corte e ligações e controle da qualidade de serviços.

“A solução possibilitará a detecção de problemas e a rápida tomada de decisão a fim de manter altos níveis de eficácia operacional e a manutenção de seus indicadores de eficiência, reduzindo os custos e proporcionando melhores condições de trabalho para estimular o engajamento de seus colaboradores", afirma Jor-Ell de Assis, executivo comercial de Energy & Utilities da Engineering.

Com mais de 40 anos de atuação, a italiana Engineering tem presença na Europa, América do Norte e América Latina, com mais de 12 mil profissionais e projetos em mais de 1 mil clientes. No Brasil desde 2008, atende mais de 150 empresas no país.

A companhia conta com 850 funcionários nos escritórios de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Santo André, além de ter presença na Argentina, Estados Unidos e Europa.

Já o Grupo Águas do Brasil atua desde 1998 no abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos com mais de 3 mil colaboradores. Atualmente, conta com 13 concessionárias localizadas em 15 municípios, atendendo uma população superior a 4 milhões de habitantes.