Reinaldo Opice está na Unify.

Reinaldo Opice acaba de assumir a vice-presidência de canais da Unify para a América Latina. O executivo foi até novembro de 2013 presidente da Enterasys no Brasil.

Antes de entrar na Enterasys, em 2011, Opice foi diretor da divisão OEM da Microsoft no Brasil por oito anos.

Aparentemente, ele chega com a missão de fortalecer uma cultura de parcerias para impulsionar as vendas indiretas da companhia, que até pouco tempo respondia pela marca de Siemens Enterprise Communications.

O nome Unify (bem como a nova proposta que viria com a mudança de marca) foi anunciado com pompa em outubro do ano passado, em um evento simultâneo na Alemanha e Estados Unidos transmitido via web.

Desde então, a companhia atravessa um período de transformação em seu modelo organizacional para melhorar sua posição em um mercado de intensa competição contra organizações do porte de Cisco e Avaya, para ficar em apenas dois exemplos.

Assim como muitos players que atuam na oferta de soluções de comunicação, a fabricante também trabalha para deixar de ser uma provedora de hardware para fortalecer suas frentes de software. 

Essa mudança de eixo deve elevar o peso dos canais nos processos, fazendo as revendas ganharem peso durante o processo de transformação.

A ambição reside em escalar o mercado de comunicações unificadas. Pouco antes de mudar de marca, a empresa colocou na rua e começou a bater forte na tecla de uma de suas soluções, a Ansible, ferramenta que explora conceitos atrelados a computação em nuvem e que atende a demandas das organizações em um ambiente mais complexo em termos de novas formas de comunicação.

De acordo com a Frost & Sullivan, a Unify tem a maior participação de mercado do setor de Comunicação e Colaboração Unificadas (Unified Communications and Collaboration - UCC).

A empresa tem no Brasil unidades em nove cidades: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília e Campinas.