Ucranianos financiam drones. Foto: divulgação.

Quando o governo falha em proteger, a população coloca o assunto nas próprias mãos. Pelo menos na Ucrânia essa parece ser a orientação. Em um caso curioso de crowdfunding, um grupo de cidadãos do país criou um site para arrecadar fundos para a compra de drones de defesa.

Chamado de "The Peoples Project" (Projeto do Povo, em inglês), a iniciativa prevê a construção de octocópteros - drones com oito hélices - para o monitoramento das fronteiras do país.

Até o momento já foram arrecadados pelo site do Peoples Project cerca de US$ 36 mil, quantia necessária para construir um esquadrão inicial de 10 drones equipados com câmeras. Mesmo assim, os organizadores do financiamento popular acreditam que sejam necessárias centenas de drones para dar a cobertura adequada.

Segundo informação do site ARS Technica, o projeto é uma resposta aos pedidos de ajuda do Ministério da Defesa ucraniano, que pediu donativos ao publico para compensar seu limitado orçamento militar, que é de US% 1,9 bilhão.

Recentemente o país passou por dificuldades de equipamentos e soldados para conter as ofensivas dos militares russos e separatistas pró-ocupação russa no leste do país.

Os drones não possuem capacidade bélica, contando com especificações modestas como vôo a pouco mais de 120 km/h e autonomia de vôo de uma hora. No entanto, o site também tem opções de doações para outros equipamentos, como roupas e armas para soldados, até canhões anti-aéreos.