E-mail é uma peça chave na comunicação de marca. Foto: Pexels.

Pensar e colocar em prática uma estratégia de marketing por e-mail será um instrumento muito eficaz para aumentar o reconhecimento da sua marca. Contudo, muitos ainda veem o marketing por e-mail apenas como uma forma de aumentar as vendas. Porém, quando todas as funcionalidades desta ferramenta são utilizadas, é bem possível obter um maior reconhecimento da marca junto com o efeito comercial e melhorar o posicionamento da sua empresa em seu nicho. Vamos ver como fazer isso.

O que é Branding por E-mail?

O desenvolvimento ativo das redes sociais e o marketing para celulares deixou o marketing por e-mail um pouco de lado. Contudo, ele ainda é bastante necessário e de alto custo-benefício devido à interação de longo prazo entre a empresa e o cliente, a comunicação direta e a regularidade. É um tipo de marketing bastante focado porque as mensagens chegam a um público interessado (que se inscreveu voluntariamente no boletim informativo). Para atrair essas pessoas de volta ao site, você não precisa gastar dinheiro em publicidade.

Estas são as condições ideais para aumentar o conhecimento da marca. O que é Branding por E-mail?  É uma ligação estreita entre a sua marca e os símbolos da empresa em cada mensagem enviada. Os símbolos da empresa incluem o endereço de e-mail, o logotipo, a fonte corporativa, as cores da identidade visual, as imagens, a assinatura e um estilo especial do texto do e-mail. Os itens listados tornarão você reconhecível e aumentarão o valor da marca.

Por que o marketing por e-mail é importante para o reconhecimento da marca?

Uma marca de e-mail adequada ajudará:

• aumentar a fidelidade do cliente, criando um relacionamento direto com cada um deles;

• recuperar custos de marketing por meio de maior reconhecimento e vendas;

• tornar a marca valiosa para os consumidores;

• motivar os clientes a terem um relacionamento de longo prazo com a marca;

• reduzir o número de pessoas que desejam cancelar a assinatura do boletim informativo.

O e-mail é uma oportunidade de interação direta e regular com os clientes. Se você aumentar o conhecimento da marca por meio dos canais clássicos de marketing, SEO e SMM, fará a coisa certa. Mas adicione o e-mail marketing a isso. O fato é que somente ele é capaz de fornecer contato coordenado direto. E se vier acompanhado do logotipo da sua empresa, é ainda melhor.

Você não tem marca? Comece desenhando um logotipo. Você pode usar o serviço do Logaster para isso, que gera dezenas de opções de logotipo automaticamente para você. Você poderá baixar o seu logo escolhido em um formato conveniente para inserção em um modelo de e-mail.

4 Razões para Fazer Branding por E-mail

Quem é mais confiável:

• uma empresa que envia e-mails de qualidade com uma identidade visual bem definida e em harmonia;

• uma empresa que utiliza um serviço de e-mail gratuito cujo nome da caixa de correio torna impossível de identificar o remetente?

A resposta é óbvia. Se você está definindo um orçamento para impressão em papel timbrado e um belo letreiro luminoso, deve também pensar bem no branding do e-mail. Cada elemento deve trabalhar para aumentar o reconhecimento da empresa. Se você ainda tem dúvidas, aqui estão mais alguns motivos para começar a fazer branding por e-mail o quanto antes.

A primeira impressão é a mais importante

Um e-mail com sua marca demonstra seu profissionalismo e sua atitude responsável em relação aos processos de trabalho. E vice-versa - um e-mail enviado de um endereço genérico mostra que a sua marca é inexperiente. Mas isso não é o pior. Além disso, a maioria dos destinatários que receberão tal e-mail irão considerar como fake - o que é muito ruim. Na verdade, os golpistas e spammers geralmente enviam mensagens de servidores de e-mail compartilhados. Não é muito bom estar entre eles.

Uma Imagem da Marca que Pode Inspirar o Público

Através do branding por e-mail, você poderá se concentrar em suas vantagens rapidamente. Isso é importante para todos os tipos de negócios: seja uma startup ou um grande fabricante. Você deve criar uma imagem impressionante.

Um e-mail corporativo e mensagens com a sua marca criam um efeito de estilo visual único para a sua marca. Isso aumenta automaticamente a confiança. O público aprecia essas "pequenas coisas".

Aumente a sua presença. Configure diferentes endereços de e-mail para diferentes departamentos da sua empresa ou segmentos de negócios. Se você tem uma pequena empresa, ainda pode criar endereços diferentes para o departamento de vendas, departamento de atendimento ao cliente, comunicação com especialistas (gerente, comerciante, etc.). Isso também afeta positivamente a imagem da sua marca. O cliente ganha a confiança de que está falando com um especialista e sua mensagem não cai na “caixa” geral, onde pode ser facilmente perdida.

 

fotologaster1

Aumento da Confiança

Se, no processo de comunicação, o destinatário precisar enviar dados pessoais ou um arquivo importante por e-mail, ele não se sentirá confortável em fazer isso quando vir @gmail.com, @yahoo.com ou qualquer outro serviço de e-mail gratuito em seu endereço. Quem, neste caso, garantirá a segurança dos dados? Definitivamente não é você, porque você não é capaz de controlar os servidores de outras empresas.

Mas se você tiver um endereço de e-mail corporativo em seu próprio servidor, poderá garantir a segurança dos remetentes. Ao mesmo tempo, isso enfatiza mais uma vez a legalidade do seu negócio. Você pode conquistar confiança sem gastar muito: você pode definir endereços de e-mail da empresa usando seu domínio ou provedor de hospedagem. Os preços variam de acordo com as condições do plano de hospedagem escolhido. E algumas empresas fornecem o serviço gratuitamente.

Se você usa o Microsoft Office 365, pode facilmente definir um endereço de e-mail através do painel administrativo do pacote. Ao registrar um nome de domínio que corresponda à sua marca, você obtém uma ferramenta de negócios estável. O domínio pertence a você, então você pode usá-lo com eficácia agora e no futuro.

Crescimento do reconhecimento da marca

Imagine: cada e-mail que você envia contém a sua marca. Até mesmo o endereço de correio é um elemento de sua marca. E a cada mensagem enviada você promove a sua marca, mas não o Gmail ou qualquer outro serviço. Quanto custa pagar a várias centenas de pessoas para ver anúncios com seus símbolos e elementos visuais? A mala direta com sua marca faz a mesma coisa, mas custa muito menos do que a publicidade.

E mais uma coisa: a presença de um e-mail com o próprio nome de domínio da sua marca e em seu próprio servidor (ou no servidor de seu provedor) significa ter controle total sobre as mensagens, acesso e segurança. Isso não está relacionado ao reconhecimento da sua marca, mas é uma vantagem muito valiosa em termos de controle de processo.

Uma Assinatura de E-mail Muito Importante

Mostramos que seu endereço de e-mail é um elemento fundamento de sua marca. Agora vale a pena falar sobre uma assinatura única para o seu e-mail enviado. Essa é outra ferramenta útil que pode beneficiar sua marca. Em particular, uma assinatura oferece:

• maior reconhecimento por meio do uso de branding;

• um efeito da comunicação pessoal. O destinatário sente que está se comunicando com uma pessoa viva, não com um programa;

fotologaster2

• fácil acesso às informações de contato (se estiver na assinatura).

Selecionamos os 3 melhores geradores de assinatura eletrônica (em nossa opinião).

Online Signature

É uma ferramenta gratuita conveniente para criar assinaturas. Inclui vários serviços, incluindo um gerador de assinatura com configurações de fonte e cor. Também existe um campo para criar uma assinatura com a própria mão: usando o mouse ou o dedo (se a tela do aparelho for sensível ao toque). O resultado pode ser baixado, enviado e salvo de forma conveniente.

Docsketch

É um serviço com um plano gratuito amplo. Por $15 por mês, todas as restrições são removidas e você poderá usar a ferramenta para qualquer tarefa. Inclui um grande número de modelos e configurações de branding. Ele permite que você crie assinaturas exclusivas e as use em e-mails.

Designhil

É um serviço utilizado por grandes marcas, incluindo Forbes e HuffPost. Para criar uma assinatura eletrônica, basta indicar as informações sobre a empresa, escolher o estilo e fazer algumas outras configurações simples. Depois disso, você poderá clicar em “Criar Assinatura”: o serviço criará uma bela opção, pronta para ser inserida em um e-mail.

Conclusão

Personalização, consistência, uso de elementos de identidade corporativa: tudo isso contribui para o crescimento do conhecimento da marca por meio do e-mail marketing. Use estratégias de e-mail bem pensadas, bem como endereços de e-mail corporativos, assinatura exclusiva para os e-mails, logotipo e outros elementos visuais da sua marcar ao escrever e enviar e-mails. Graças a isso, cada e-mail trabalhará ao favor da sua marca.