Foto: flickr.com/photos/razor512

A TIM Intelig está oferecendo a conectividade IPv6 em larga escala ao mercado corporativo brasileiro, a partir desse mês.

Segundo a empresa, uma nova versão do protocolo no cenário trânsito está disponível para habilitação em qualquer cliente da operadora com infraestrutura de endereçamento IPv6 ou Automonous System sem nenhum custo adicional.

A TIM se declara a primeira operadora a implementar o IPv6 nacionalmente, no final do ano passado.

“Com o IPv6 deixamos o nosso portfólio adequado com o que há de mais moderno em termos de conexão de dados, oferecendo ganho imediato de escala para nossos clientes”, afirma Rafael Marquez, Diretor de Marketing da TIM Intelig.

Os endereços de IP (Rede Nacional IP Multiserviço) são números únicos utilizados para identificar os mais variados tipos de dispositivos utilizados para conexão na rede de dados, tais como, computadores, smartphones e tablets.

Com a ampliação no uso desses aparelhos eletrônicos, a capacidade da versão anterior do protocolo, o IPv4, está próxima ao esgotamento.

Composto por mais de 4,2 bilhões de números, o IPv4 é utilizado desde o início da comercialização da internet, na década de 1990.

Para ampliar os números de IP disponíveis no mercado foi criado o IPv6, que representa cerca de 340 trilhões de trilhões de trilhões de vezes o espaço disponível na versão anterior.