Boas ideias ganham incubação virtual em Floripa. Foto: Flickr.com/dowwall

O Midi Tecnológico, incubadora administrada pela Acate, mantida pelo Sebrae-SC e localizada em Florianópolis, selecionou oito novas empresas para participar de sua modalidade virtual de incubação.

O grupo inclui ACT Sistemas, Cat Nigiri, Domotic, InTradeBook.com, Logica E, Sensor Web, 2GDev e o empreendedor Egon Sewald Jr, cuja empresa ainda não está formalizada.

Para serem escolhidas, as companhias passaram por três etapas eliminatórias que começaram com um universo de 23 propostas enviadas à incubadora, das quais 14 chegaram à etapa final, resultando nas oito selecionadas.

A ACT entrou com projetos como o de um sistema para emissão de laudos de gerenciamento de fumaça preta.

A Sensor Web trouxe uma plataforma cloud que conecta qualquer sensor à Internet, permitindo sua visualização remota em PC, tablet ou celular, hoje mais vendida nos setores de saúde e alimentos.

A 2GDev tem perfil semelhante e oferece o sistema MaisSaúde, baseado na ideia de feedback e integração paciente-profissional e voltado a endocrinologistas e nutricionistas clínicos.

A Domotic Center desenvolve uma plataforma de controle e monitoramento, por meio de smartphones e tablets, relacionada às áreas de conforto, saúde, segurança, sustentabilidade e entretenimento.

A InTradeBook.com oferece o software Intrade para internacionalização de pequenas empresas e integração de prestadores de serviços de comércio exterior.

A Cat Nigiri, membro da vertical de games de Santa Catarina, cria soluções para o desenvolvimento de jogos eletrônicos multiplataforma.

Já a Lógica E integra soluções de hardware e software embarcado para compor novos produtos ou aperfeiçoar aqueles já existentes e atua na especificação para fabricação até a montagem do produto final.

A incubada do empresário Egon Sewald Junior atua no desenvolvimento de soluções de busca semântica de documentos.

Com a entrada das novas empresas, o Midi passa a contar com 24 incubadas, sendo nove residentes e 15 virtuais.

Na modalidade virtual de incubação, as empresas não se instalam fisicamente nas dependências da incubadora, mas têm acesso a todos os demais serviços e benefícios da incubação, como cursos, consultorias tecnológicas e de gestão, programas, eventos de networking, associação à Acate, entre outras.