A Aebes implantou o Office 365 no Hospital Evangélico de Vila Velha. Foto: Divulgação.

A Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), por meio do Hospital Evangélico de Vila Velha, se tornou a primeira instituição de saúde do estado a migrar 100% de seus e-mails e suíte de aplicativos corporativos para a nuvem, com o Office 365 da Microsof. O projeto foi implantado pela Brasoftware.

A Aebes é gestora de três hospitais no estado - o Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), hospital próprio; a Maternidade Municipal de Cariacica (MMC); além do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neve (HEJSN), em Serra, o maior hospital público na região. 

O grupo número de funcionários da instituição cresceu muito nos últimos anos, segundo a empresa, chegando a cerca de 2,8 mil funcionários diretos. Isso reforçou a necessidade de uma infraestrutura de TI de ponta para suportar a demanda. 

O principal motivo da adoção do Office 365 foi adequar os produtos e facilitar a administração do software de produtividade e mensageria.

“Quando iniciamos as primeiras ideias do projeto, nossa necessidade principal era apenas a padronização dos produtos Microsoft utilizados pelo HEVV”, explica Fabrício Fávaro, Diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Aebes.

A empresa contava com diversas versões de programas diferentes e que não eram compatíveis. 

“Nessa busca por soluções, visualizamos o Office 365 na nuvem como uma excelente opção. Fizemos um estudo minucioso e verificamos que se comprássemos o Office vendido em ‘caixinha’ até seria mais barato, mas correríamos o risco de, praticamente no ato da compra, o produto ficar obsoleto”, declarou Fabrício Fávaro, Diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo AEBES.

A implementação do Exchange para o servidor de e-mail também foi importante para o HEVV, que não contava com serviço de correio eletrônico interno.

“A Aebes é uma instituição tradicional, mas que enxerga a inovação como algo muito positivo. Apresentar uma tecnologia inovadora como esta naturalmente cria um embate cultural. Foi um desafio grande e impactante. Mas estudamos muito sobre o assunto e sabíamos que o futuro era a migração para a nuvem, então decidimos encarar e desenvolver este projeto internamente junto à superintendência”, completa Fávaro.

Após a implementação, todos os programas do pacote Office disponíveis para a Aebes estão no mesmo padrão e versão. 

O Hospital Evangélico de Vila Velha, com mais de 40 anos, possui atualmente 233 leitos.

Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, Intel Security, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, a companhia atua em todo território nacional. Aché, BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantim, Serasa Experian, Eletrobrás e SENAI são alguns dos clientes da empresa.

A companhia encerrou 2014 com faturamento de R$ 810 milhões. O valor representa uma alta de 39% em relação a 2013. O resultado de 2015 ainda não foi divulgado pela empresa.