O app de transporte mais usado na China, Didi Chuxing, vai adquirir o Uber no país. Foto: Divulgação.
Didi Chuxing, o app de transporte mais usado na China, vai adquirir as operações do Uber no país. O negócio encerra uma batalha que custou bilhões de dólares às duas empresas, que disputavam clientes e motoristas.
Em comunicado, a Didi afirma que vai comprar a marca, o negócio e os dados do Uber na China. A Didi diz que fornece 14 milhões de corridas por dia e tem 300 milhões de usuários, principalmente na China. O Uber não divulgou números comparativos.
A Uber Technologies e outros acionistas da empresa no país, incluindo a gigante de buscas Baidu, receberão uma participação de 20% na nova empresa, resultante da fusão das operações chinesas. O acordo está sujeito à aprovação do governo.
A trégua põe fim a uma dura batalha entre as duas empresas pela liderança no mercado de transporte na China, que tem apresentado rápido crescimento. O Uber investiu pelo menos US$ 1 bilhão por ano para ganhar terreno na China, enquanto a Didi ofereceu seus próprios subsídios a motoristas e pilotos para construir seu negócio.
"Didi Chuxing e Uber aprenderam muito um com o outro ao longo dos últimos dois anos. Este acordo com a Uber irá colocar a indústria de solicitação de transporte por aplicativos em um caminho mais saudável e mais sustentável de crescimento", afirma Cheng Wei, fundador e CEO da Didi Chuxing.
Fontes da Bloomberg afirmam que a valorização da Didi após negócio chegará a US$ 35 bilhões.