Rafael Lima, gerente geral de TI do Grupo Arcel. Foto: Divulgação.

O Grupo Arcel, holding do interior de São Paulo responsável por empresas da rede hoteleira e concessionárias de veículos, contratou a solução de gerenciamento de ativos de software da Brasoftware.

A parceira da Microsoft fez a implementação do projeto juntamente com a migração para o Office 365.

“Essa visão nos ajudou a estar em conformidade e gerir melhor nossos ativos, atrelados à migração de soluções para a nuvem”, conta Rafael Lima, gerente geral de TI do Grupo Arcel.

Após a execução do SAM, a Arcel passou a ter um painel de controle em que pode identificar oportunidades de otimização de hardware e licenciamento de software. 

“Com nosso projeto, o cliente tem uma fotografia dinâmica dos seus ativos. Através da análise de uso e instalação, conseguimos mostrar onde poderiam otimizar os investimentos. Isso trouxe uma nova gestão e ampliação das políticas internas”, ressalta Fernando Brito, gerente de SAM na Brasoftware.

O projeto de migração para o Office 365 ajudou a agregar novos recursos da plataforma de nuvem, trazendo para o time de TI uma infraestrutura simplificada. Além disso, a equipe comercial ampliou os processos de comunicação interna, utilizando o Skype For Business. 

“Os executivos tinham que se deslocar semanalmente do escritório corporativo em São Paulo até Campinas para fazer reuniões, resultando em custo elevado de viagens ou ainda, com telefonia”, relata Lima.

Com a implantação do Skype for Business, recurso do Office 365, a Arcel organizou workshops para orientar seus colaboradores sobre os novos recursos da tecnologia Microsoft.

“Migrar para soluções de nuvem Microsoft e melhorar a gestão de ativos proporcionaram uma redução de gastos de US$ 180 mil a cada renovação dos nossos contratos”, revela Luis Guilherme Teixeira, gerente de infraestrutura de TI do Grupo Arcel.

O Grupo Arcel inclui oito concessionárias da Fiat, Ford e Volkswagen e cinco hotéis, dentre eles o Royal Palm Plaza, na Rodovia Anhanguera, em São Paulo.

Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

A companhia tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília. BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, Vivo, Sky, Eletrobrás, TAM, UOL e Senai-SP são alguns dos clientes da empresa.