ESTANTE INTERATIVA

Saraiva lança app que reconhece capas

01/09/2014 15:16

Aplicativo para smartphones e tablets foi desenvolvido em parceria com a VTX.

App reconhece livros fotografados. Foto: MJTH/Shutterstock.com

Tamanho da fonte: -A+A

A Saraiva apresentou, na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, um aplicativo para smartphones e tablets desenvolvido em parceria com a VTX. O app conta com uma ferramenta batizada de Estante Interativa, que faz reconhecimento automático de imagens e painéis. 

Por meio do app Saraiva, o usuário aponta seu dispositivo na direção do painel repleto de imagens de obras literárias, localizado ao fundo do estande, e é direcionado ao e-commerce da loja, onde pode comprar o produto com um clique.

O aplicativo Saraiva, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, foi lançado especialmente no evento, mas continuará disponível para uso dos consumidores. Isso porque ele também permite o reconhecimento de imagens para captura de fotos das capas de livros impressos em qualquer lugar.

A Amazon já conta com um programa deste tipo desde 2009, mas, em maio deste ano, lançou uma nova versão do app.

Antes, era possível escanear o código de barras de um item ou tirar uma foto dele para que a Amazon procurasse o título no seu banco de dados. A nova ferramenta tornou o processo mais amplo, pois o app busca produtos que vão além de livros, dvds e outros vendidos pela Amazon.

O próprio smartphone da empresa, o Fire, conta com um sistema de reconhecimento de imagem capaz de reconhecer mais de 100 milhões de itens.

No ano passado, a Netshoes lançou o Netshoes Click, app que identifica modelos de tênis a partir de fotos captadas por dispositivos móveis.

Veja também

LEV
Saraiva entra no mercado de e-readers

Rede lançou o Lev, e-reader para competir com o Kindle, da Amazon, e o Kobo, da Cultura.

VAREJO
Magazine Luiza: venda no site, retirada na loja

Tanto no site quanto nas lojas, o Magazine Luiza hoje usa o mesmo estoque.

PARCERIA
Saraiva: e-commerce com Walmart

Site do Walmart irá comercializar cerca de 1,5 milhão de produtos do acervo da Saraiva.

NEGOCIAÇÕES
Walmart e Amazon querem Netshoes

E-commerce quer mais uma injeção de capital visto que registrou prejuízo de R$ 79 mi em 2012.

RESULTADO
Alibaba: 42% maior que eBay e Amazon

A Alibaba relatou resultado operacional de US$ 1,1 bilhão no segundo trimestre.

CONTEÚDO PARA GAMERS
Amazon compra Twitch por US$ 970 milhões

Gigante varejista investiu pesado para ter site de streaming para vídeos de games.

MANOBRANDO
DealExtreme dribla Correios com CD no Brasil

Plano é eliminar custos da cobrança dos Correios, que é de R$ 12 para cada pacote do exterior.

SEGUNDO TRIMESTRE
Amazon: prejuízo maior do que o esperado

O prejuízo foi de US$ 126 milhões. A receita subiu 23%, para US$ 19,34 bilhões.

ASSINATURA
Amazon testa “Netflix para livros”

A assinatura deve custar US$ 9,99 por mês e oferecer acesso a mais de 600 mil títulos.

SMARTPHONE
Dedalus vê Fire com apelo corporativo

Qual é o futuro do celular da Amazon no meio corporativo?