App reconhece livros fotografados. Foto: MJTH/Shutterstock.com

A Saraiva apresentou, na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, um aplicativo para smartphones e tablets desenvolvido em parceria com a VTX. O app conta com uma ferramenta batizada de Estante Interativa, que faz reconhecimento automático de imagens e painéis. 

Por meio do app Saraiva, o usuário aponta seu dispositivo na direção do painel repleto de imagens de obras literárias, localizado ao fundo do estande, e é direcionado ao e-commerce da loja, onde pode comprar o produto com um clique.

O aplicativo Saraiva, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, foi lançado especialmente no evento, mas continuará disponível para uso dos consumidores. Isso porque ele também permite o reconhecimento de imagens para captura de fotos das capas de livros impressos em qualquer lugar.

A Amazon já conta com um programa deste tipo desde 2009, mas, em maio deste ano, lançou uma nova versão do app.

Antes, era possível escanear o código de barras de um item ou tirar uma foto dele para que a Amazon procurasse o título no seu banco de dados. A nova ferramenta tornou o processo mais amplo, pois o app busca produtos que vão além de livros, dvds e outros vendidos pela Amazon.

O próprio smartphone da empresa, o Fire, conta com um sistema de reconhecimento de imagem capaz de reconhecer mais de 100 milhões de itens.

No ano passado, a Netshoes lançou o Netshoes Click, app que identifica modelos de tênis a partir de fotos captadas por dispositivos móveis.