O mercado de smartphones teve alta de 5,9% nas vendas no segundo trimestre de 2017. Foto: Pexels.

O mercado de smartphones teve alta de 5,9% nas vendas no segundo trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano passado. Nos meses de abril, maio e junho, foram vendidos 12,8 milhões de dispositivos.

Os dados são do estudo IDC Mobile Phone Tracker Q2, realizado pela IDC Brasil. 

“O mercado de celulares voltou a apresentar números bem expressivos, principalmente porque o brasileiro está repondo aparelhos comprados há pelo menos três anos, já que esse tem sido o tempo médio de vida da bateria e da tela. A tendência é de que esse movimento continue assim nos próximos meses”, diz Leonardo Munin, analista de pesquisa do mercado de celulares da IDC para América Latina.

Do total de 12,8 milhões dispositivos comercializados no segundo trimestre de 2017, 700 mil são feature phones e 12,1 milhões são smartphones.

Com isso, houve queda de 44% na venda de aparelhos convencionais em relação ao mesmo período de 2016.

“Além de trocar de celular, o brasileiro está escolhendo um aparelho mais robusto. Por isso a queda tão acentuada no mercado de celulares convencionais”, explica o analista da IDC. 

Segundo ele, isso acirra a competição entre as marcas e leva os fabricantes a baixarem os preços dos smartphones. 

“Isso é ótimo para quem quer comprar, mas para a indústria de maneira geral é bem ruim, já que o mercado fica consolidado nas mãos de um número menor de fabricantes e com potencial de crescimento, em valor, reduzido”, completa Munin. 

Ainda de acordo com o estudo da IDC, o tíquete médio dos aparelhos no segundo trimestre de 2017 teve queda de 2,1% em relação ao primeiro trimestre deste ano, passando de R$ 1067 para R$ 1044. 

“Houve crescimento em unidades, mas como o valor dos aparelhos caiu de um trimestre para o outro, a receita ficou praticamente estável, na marca de R$ 13,3 bilhões. Isso é reflexo da política de preços adotada pelos fabricantes”, reforça o analista da IDC. 

Para 2017, a IDC acredita que o mercado chegue a 49 milhões de aparelhos vendidos, número que é 12,6% maior em relação a 2016.