Foto: Pexels.

A Kryptus, empresa de Campinas especializada em criptografia e segurança da informação, acaba de receber a certificação ISO 27001, que atesta as estruturas de segurança para proteção de dados.

De acordo com a companhia, a conquista é resultado de um amplo trabalho de adequação realizado por iniciativa da própria Kryptus, sob a sua gerência de TI, mobilizando todas as áreas da empresa e culminando na harmonização de processos e atendimento de necessidades de negócio.

“Iniciamos um trabalho de adaptação gradual que envolveu toda a organização e contou com reestruturação completa não apenas da TI, mas de todos os processos internos unidos a diversas auditorias internas para conquistar excelência na certificação, sem impactar nossas operações”, conta Igor Jardim, gerente de TI da Kryptus.

Impulsionado por esse ambiente, o processo de migração da empresa para o trabalho remoto fluiu com facilidade, com os colaboradores tendo uma visão abrangente e sabendo da importância de implantar controles de segurança.

A nova certificação, que cobre 100% dos processos realizados na matriz da Kryptus, soma-se a outros credenciamentos de segurança que a empresa já obteve, em particular das Forças Armadas. 

A ISO 27001 é uma norma internacional criada pela International Standardization Organization (ISO) e descreve como gerenciar a segurança da informação em uma organização, além de especificar as melhores práticas de gerenciamento de riscos. Sua versão mais recente foi publicada em 2013.

No Brasil, apenas 110 empresas são certificadas, conforme a última pesquisa oficial da ISO, divulgada no início de 2019. Este número corresponde a cerca de 35% das empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores (B3). 

A maioria delas são consultorias especializadas em segurança, operações de data center, certificação digital e grandes companhias como a Totvs.

Apesar do baixo índice, nos últimos anos, o selo aparece no topo da lista de crescimento da pesquisa anual e deve continuar avançando devido às leis de proteção de dados pessoais.

Fundada em 2003, a Kryptus oferece soluções de criptografia para os mercados público e privado. Entre seus clientes, estão empresas como BSH, uma subsidiária da Bosch, Claro Brasil, Certisign, Iron Mountain, iFood e Embraer.