Segundo Facebook, os cliques só contam metade da história na publicidade. Foto: flickr.com/photos/laughingsquid.

O Facebook está divulgando dados colocando em questão a verdadeira eficácia da medição de popularidade online através dos cliques.

Preocupado com as dúvidas quanto à eficiência da publicidade em redes sociais, está se preparando para divulgar dados que rebatam seus críticos e demonstrem que os "cliques", atual indicador preferencial, só contam metade da história.

Segundo a agência Reuters, a rede social, argumentará que os anunciantes maiores deveriam deixar de lado sua obsessão com o número de cliques e se concentrar em técnicas publicitárias mais efetivas.

De acordo com analistas, parte da mudança de postura do Facebook em relação à publicidade é relacionada ao baque sofrido na abertura de suas ações no mercado.

A empresa sofreu com a decisão da General Motors de suspender toda a publicidade paga na rede social.

De acordo com o estudo, conduzido em parceria com a Datalogix, uma companhia de mineração de dados que acompanha as vendas do varejo físico. menos de 1% das vendas vinculadas a campanhas de publicidade de marca no Facebook vêm de pessoas que clicaram em um anúncio.

"Terminamos por viver em um mundo no qual o clique reina", disse o diretor de mensuração e percepções do Facebook, Brad Smallwood.

MEDIÇÃO DIFERENTE

Para Smallwood, os cliques são mais importantes para certos tipos de empresa, como as companhias de comércio eletrônico, que necessitam de um retorno mais imediato.

Para o executivo, cliques não são relevantes para os anunciantes de marcas.

Por meio da parceria com a Datalogix, o Facebook afirma que agora pode oferecer dados aos anunciantes de marcas sobre vendas reais em lojas geradas por campanhas publicitárias no Facebook, uma informação mais útil que o número total de cliques.

Ao invés dos cliques, o novo sistema de medição acompanha a relação entre os anúncios no Facebook e os gastos no comércio físico pela compilação de informações de consumidores no varejo e comparação com os dados sobre visitas a anúncios no site.

RETORNO

O esforço do Facebook para oferecer maior retorno aos anunciantes surge em meio à desaceleração de seu crescimento de receita, e a efetividade de seus anúncios continua a ser questão fortemente debatida.

O Facebook, cujas ações mostravam queda de 43 por cento no final do terceiro trimestre ante o preço inicial de estreia, em maio, apresentou diversos novos recursos de publicidade nos últimos meses, entre os quais, os primeiros anúncios concebidos especialmente para smartphones.