Sony compra ações da Olympus e investe em equipamentos médicos. Foto: divulgação.

A Sony anunciou na ultima sexta-feira, 28, que vai desembolsar 50 bilhões de ienes (643,5 milhões de dólares) na aquisição de 11,46% das ações da Olympus, se tornando a maior acionista da empresa.

Segundo informações da Reuters, A gigante criará com a fabricante japonesa de câmeras e endoscópios uma divisão para desenvolver equipamentos médicos.

O acordo estabelecido pelas companhias também prevê parceria no segmento de câmeras digitais.

"Estamos agressivamente buscando o crescimento do nosso negócios de equipamentos médicos, com o objetivo de transformá-lo no pilar principal das nossas operações", disse o presidente-executivo da Sony, Kazuo Hirai, em nota de sexta-feira (28/9).

A Sony planeja desenvolver negócios enquanto se retira da produção de televisores, que vem resultando em prejuízo.

Já a Olympus precisa de caixa para restabelecer suas finanças após um escândalo contábil de fraudes em seus balanços fiscais em 2011. A empresa já havia anunciado a venda de sua divisão de telefonia celular no mês passado.

Ao entrar no mercado de equipamentos médicos, a Sony acompanha o movimento de outras gigantes do mercado de eletrônicos, como a coreana Samsung, que em 2010 adquiriu 41% das ações da conterrânea Madison.