Oi foca no interior do Sul. Foto: divulgação.

A Oi anunciou nesta terça-feira, 1º, a criação de uma gerência específica para atendimento das empresas do interior dos três estados da região Sul.

A Unidade Oeste Sul, com sede na cidade de Chapecó, atenderá empresas que fazem parte dos municípios com DDDs 45 e 46 (PR), DDD 49 (SC) e DDDs 54 e 55 (RS).

Segundo frisa a operadora, a base de clientes empresariais nestas regiões representam 26% do PIB na região Sul. Levando em conta que o PIB agregado dos três estados é de aproximadamente R$ 431 bilhões, segundo dados do IBGE, a Oi está de olho em um mercado que movimenta R$ 112 bilhões.

O segmento empresarial é o braço de negócios da Oi que oferece atendimento especializado para pequenas e médias empresas (PMEs), com a oferta de serviços de telecomunicações, incluindo voz fixa e móvel, velox, dados e mobilidade e TV por assinatura.

A operadora, depois de turbulência do início do ano, com a saída do presidente Francisco Valim e a aproximação com a controladora Portugal Telecom, com a entrada do presidente Zeinal Bava, está investindo pesado para se aproximar das PMEs.

Recentemente a companhia apresentou quatro novos grupos de serviços Oi SmartCloud, com soluções de colaboração, aplicações de negócios, mobilidade e segurança.

No pacote de soluções de colaboração estão produtos como hosting, e-mail, registro de domínio. Aplicações de negócio envolve o uso de computação em memória - o SAP HANA -  para a execução de aplicações em nuvem.

Outro movimento da Oi, mais voltado à região sul foi a abertura de inscrições para a franquia Oi Empresarial nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Pelo modelo, que já soma 180 franqueados em todo o país, o empreendedor realiza a gestão de uma carteira regionalizada de clientes de pequeno e médio porte, e a Oi se responsabiliza pelo restante.

Como “restante”, leia-se apoio operacional às equipes de campo, suporte de marketing, capacitação de força de vendas e certificação das operações. As franquias atuam com oferta de telefonia fixa, móvel, internet, voz avançada e rede de dados.