OktoberFest mobiliza Santa Cruz do Sul.

Os mais de 400 mil visitantes da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul que começa nesta quarta-feira, 02, serão monitorados por 18 câmeras de CFTV IP de alta definição da canadense Avigilon.

A instalação é da empresa de vigilância patrimonial Monte Castelo em parceria com a Feoli, cabendo ao Grupo Policom a consultoria e o fornecimento de todos os equipamentos, que serão operados pela Brigada Militar. No ano passado, 130 policiais trabalharam na festa.

A solução estará em demonstração no estande das empresas na Feirasul, no Pavilhão 2. “Será possível mostrar todos os benefícios que essa tecnologia disponibiliza para o evento, a Brigada Militar Estadual, autoridades e principalmente do público, que irão apreciar a feira em seus 11 dias de pura festa”, explica Eli Lourenzi, diretor comercial Policom RS.

Numa festa na qual no ano passado foram consumidos 114 mil litros de chope, um pouco de cuidado não vem mal. Por isso, diferentemente dos projetos convencionais que utilizam câmeras móveis, com menos cobertura, a Oktober usará câmeras fixas de alta definição e garantirá a total cobertura do espaço monitorado, sem perda de qualidade de imagem.
 
As câmeras instaladas trabalham com o conceito de Pixel Por Metroque, ao dividir a definição horizontal da câmera de CFTV pela largura da cena, torna possível pré-estabelecer a qualidade da imagem que será capturada e gravada, além de gerar imagens de alta definição para análise posterior.

A infraestrutura de rede para transmissão e armazenamento das imagens compreende o cabeamento UTP Categoria 6 e multimodo otimizado para a infraestrutura de rede e CFTV da CommScope; rack de 25U Top Solution (exclusividade do Grupo Policom), caixas de proteção antivandalismo para as câmeras, entre outros.

Na Oktoberfest, estão sendo usadas as câmeras HD bullet de 2 MP, 3 MP e 5 MP; câmeras panorâmicas, câmeras fixas de 16 MP, das marcas Avigilon e Gerp IP, exclusividade do Grupo Policom; além de switches Micronet e caixas de proteção.

O sistema se completa com switches da Micronet, modelo SP6524PWS, que é PoE de 24 portas 10/100/1000 Mbps com 370 Watts de saída PoE. Ele também vem com quatro slots mini-GBIC compartilhados para apoiar a expansão de fibra gigabit. O SP6524PWS apresenta 24 portas PoE 802.3af/at com fornecimento de até 15,4 watts por porta.

O Grupo Policom encerrou 2010, último ano com os números divulgados, com crescimento de 40%, atingindo faturamento de R$ 120 milhões.

A empresa é sediada em São Paulo e tem 160 colaboradores nas suas operações, que incluem a capital paulista, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.