O Match Insights foi desenvolvido em conjunto com a Associação de Futebol Alemão para a Copa do Mundo

A SAP quer promover uma iniciativa de coinovação com a Panasonic na área de análise de dados baseados em vídeos. As empresas trabalharão juntas para integrar o software de vídeo da Panasonic à solução de análise de desempenho de atletas, SAP Match Insights.

A Match Insights foi desenvolvida em conjunto com a Associação de Futebol Alemão para a Copa do Mundo de 2014 e que está sendo preparada pela SAP para ser lançada comercialmente em breve.

A Panasonic deverá fornecer dados sobre posicionamento dos jogadores e da bola a partir de um software de análise de vídeos para que a SAP os avalie durante a partida. 

A câmera de alta definição que a Panasonic desenvolveu consiste em quatro unidades ligadas a um equipamento, com integração em tempo real, que criam um vídeo panorâmico na proporção (64:9), quatro vezes maior do que a convencional. Essa configuração permite a captura de movimentações em todo o campo simultaneamente.

As imagens captadas são enviadas para um software da Panasonic e o arquivo contendo dados brutos é transferido para a plataforma SAP Hana, que vai dissecá-los em 30 posições por segundo para permitir a análise precisa em tempo real dos jogadores e do movimento da bola.

A tecnologia de análise de informações baseada em vídeos em combinação com a plataforma SAP Hana é uma alternativa promissora aos métodos para captura de dados mais comuns que usam sensores nas caneleiras do jogador ou na bola. Isso porque o regulamento não permite o uso desse tipo de equipamento.

A SAP desenvolve tecnologia analítica para os segmentos de esportes e entretenimento há dois anos. A empresa está trabalhando em conjunto com associações desportivas de diferentes modalidades, como vela, golfe, Fórmula 1, críquete, futebol americano, beisebol, tênis, basquete e futebol. 

No Brasil, a SAP recentemente fechou uma parceria com o Grêmio, que será o primeiro da América Latina a adotar uma aplicação para análise de dados – em tempo real – com o objetivo de melhorar o acompanhamento e a performance dos jogadores.  

O clube gaúcho fará o uso do Hana será nos moldes de projetos feitos em outros clubes em que a SAP tem tecnologia implantada, como o San Francisco 49ers, de futebol americano; o clube de futebol alemão Hoffenheim e a seleção da Alemanha.

O Palmeiras é outro clube brasileiro a contar com tecnlogia da SAP. O time fechou a compra do sistema de gestão para pequenas e médias empresas B1 em novembro de 2013, tornando-se o primeiro cliente da SAP entre os clubes de futebol brasileiros.

A adoção de ERPs em clubes de futebol está crescendo. A Ponte Preta, de Campinas, está usando soluções de gestão da Totvs para gerir suas áreas administrativas. A empresa também atende mais 13 clubes de futebol, entre eles o Cruzeiro, o Internacional e o Botafogo.