O Google quer incorporar o modelo RCS no ecossitema Android. Foto: Asif Islam/Shutterstock.

O Google anunciou na quarta-feira, 30, que fechou uma acordo para aquisição da startup de mensagens Jibe Mobile por um valor não revelado.

A tecnologia da Jibe é focada em uma nova versão de mensagens de texto (SMS) que é capaz de lidar melhor com recursos como chat em grupo, chat em vídeo e envio de fotos de alta resolução.

O novo padrão de mensagens é chamado de RCS, (Rich Communiations Services). Segundo o Google, o acordo vai ajudar a empresa a trazer o RCS para uma audiência global.

A Jibe se descreve como uma "empresa de comunicação em nuvem para os operadores móveis, fabricantes de aparelhos e outras redes de comunicação que fornece uma plataforma de tecnologia aberta de ponta a ponta, que permite às empresas lançar e escalar comercialmente serviços de comunicações IP  inovadores para consumidores móveis".

Para Mike Dodd, engenheiro do Android, a novidade pode elevar as mensagens de texto ao patamar de apps como Whatsapp e Viber, que possibilitam diversos recursos, mas dependem da internet.

"O modelo de SMS é usado por milhões de pessoas e permite que as mensagens cheguem a qualquer um, independentemente do seu dispositivo, operadora, app ou localização. No entanto, os recursos disponíveis não acompanham os aplicativos de mensagens modernos. O RCS traz muitos dos recursos esperados, como chats em grupo, fotos e muito mais", completa.

Dodd afirmou ao Re/Code que o Google continuará trabalharando com as operadoras nessa tecnologia.

"Estamos animados em reunir os operadores móveis, fabricantes de dispositivos e do resto do ecossistema Android para suportar os padrões RCS e ajudar a acelerar a sua implantação de forma mais consistente", disse Dodd.