Francisco Ferreira, fundador da BizCapital. Foto: Divulgação.

A BizCapital, provedora online de empréstimos para capital de giro para micro e pequenas empresas, recebeu um investimento de R$ 20 milhões liderado pela Quona Capital, organização de capital de risco dedicada à tecnologia financeira para inclusão em mercados emergentes.

Os fundos brasileiros Monashees e Chromo Invest também participaram da rodada de investimento.

"Acreditamos que o Brasil está no início de um reordenamento fundamental de seus serviços financeiros, impulsionado por startups como a BizCapital, que estão usando tecnologia e um modelo inovador de negócios para atender às necessidades de empresas carentes”, afirma Jonathan Whittle, sócio da Quona Capital. 

O portfólio global da Quona também inclui a Konfio (México), a NeoGrowth (Índia) e a Yoco (África do Sul).

A rodada de investimento será usada para obter uma licença de empréstimo direto para fintechs recém registradas pelo Banco Central brasileiro. Além disso, a empresa buscará expandir as operações de empréstimo e irá investir no desenvolvimento de novos produtos.

"As pequenas empresas representam a base da economia brasileira. Nossa missão é ajudar centenas de milhares de pequenas empresas enquanto construímos um negócio financeiro vanguardista e sustentável com impacto social. Os investimentos sucessivos que recebemos são um resultado direto dessa mentalidade”, explica Francisco Ferreira, fundador da BizCapital.

Desde 2016, a BizCapital recebeu mais de 100 mil solicitações de crédito em todo o Brasil, superando R$ 2 bilhões em pedidos.

Em rounds anteriores de captação de recursos, a BizCapital recebeu aportes de investidores-anjo os CEOs da Geru, Sandro Reis; da Creditas, Sergio Fúrio; e da Neoway, Jaime de Paula.