A Unoeste conta com quatro campi no estado de São Paulo. Foto: Divulgação.

A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) renovou a estrutura de seu data center em um projeto desenvolvida pela Lenovo Data Center. A implementação conta com a parceria de Microsoft e Veeam, viabilizada pelo parceiro Pro IT Cloud Solution.

A nova instalação suportará toda as demandas de tecnologia da informação e comunicação dos serviços da instituição, que atende a mais de 20 mil alunos e colaboradores.

Com quatro campi no estado de São Paulo, a Unoeste está presente nas cidades de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. A organização ainda conta com polos de educação a distância espalhados pelo país. 

Em crescimento, a universidade buscava um sistema estável para suportar o fornecimento contínuo de seus serviços e sistemas para milhares de estudantes e funcionários. O objetivo é garantir funcionamento pleno pelos próximos cinco anos, sem interrupções.

A Lenovo, junto aos parceiros e com a integradora Pro IT Cloud Solutions, desenvolveu a estrutura de hardware do projeto.

O trabalho envolveu três servidores ThinkSystem SR650 para cluster de alta disponibilidade do ambiente de virtualização; dois servidores ThinkSystem SR550 (um para CFTV e outro para backup em disco); cinco switches Lenovo G8272 associados a onze switches Lenovo G7052. 

A iniciativa foi complementado pelas soluções de software e nuvem privada da Microsoft e solução de backup da Veeam. 

O processo de migração dos dados do ambiente legado para a nova estrutura foi realizada em três semanas.

“O relacionamento estabelecido entre a Lenovo Data Center, seus parceiros e a Universidade, além da atenção dedicada pela empresa ao projeto, pré e pós-venda, foram um grande diferencial na escolha da fabricante. Além disso, a oferta desenhada com produtos de ponta, alta performance no mercado e ótimo custo-benefício foram essenciais na escolha”, comenta Claudio Sitolino, gerente de infraestrutura da Unoeste.

A Lenovo Data Center conta com um portfólio de soluções para diversos segmentos, que inclui servidores, soluções de armazenamento e dispositivos de rede, em grande parte produzidos no Brasil.

Na América Latina, a Lenovo conta com uma planta em Indaiatuba, no interior de São Paulo, e em Monterrey, no México.

A área de data center da Lenovo dobrou sua receita no Brasil em 2018, ano no qual se tornou uma unidade independente no país.

A Lenovo conta com 900 revendas ativas para a unidade de data center. Os canais são ligados a 9 distribuidores: Adistec, Agis, CLM, Ingram Micro, Mazer, Network1, Officer, SND e Westcon.