Payleven lança nova solução no país. Foto: divulgação.

A Payleven, empresa de pagamento eletrônicos do grupo alemão Rocket Internet, anunciou o lançamento brasileiro do Chip & Senha, solução e dispositivo para pagamentos móveis com cartão com chip.

O aparelho, que tem seu foco maior em microempreendedores e profissionais liberais, se conecta ao telefone celular ou tablet via bluetooth ou cabo mini USB e é capaz de ler o chip e inserir a senha dos cartões de débito e crédito.

O sistema permite o pagamento com cartões de crédito das bandeiras MasterCard e Visa.

Segundo destaca a Payleven, o dispositivo é livre de mensalidade e o usuário paga taxa apenas quando fizer transações: 2,99% no débito e 3,99% no crédito à vista. No entanto, é preciso pagar pelo equipamento, que pode ser parcelado em até 12 vezes de R$ 34,90.

“Estamos muito animados em lançar essa solução para o mercado brasileiro. Com o Chip&Senha, os comerciantes podem aceitar, principalmente, cartões de débito com o máximo de proteção contra fraude de modo ágil, flexível e democrático", comenta Adriana Barbosa, CEO e fundadora da Payleven Brasil.

Segundo a Payleven, empresa que tem atuação em países como Bélgica, Espanha, Holanda, Itália, Polônia e Reino Unido, a tecnologia móvel de ler cartões com chip é inédita no país, e exigiu certificações com as bandeiras.

O dispositivo tem certificação EMV nível 2 e PCI, mais alto padrão de segurança do mercado internacional.

“Com a solução, os níveis de segurança da Visa estão garantidos e a compra com cartão de débito passa a ser possível”, afirma o diretor de aceitação da Visa, Renato Rocha.

Conforme indica a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no primeiro trimestre de 2013 houve um aumento de 15,2% no uso de cartões em comparação ao mesmo período de 2012.

“O lançamento da Payleven vem em um momento em que o comércio registra R$189,43 bilhões de faturamento, ou seja, não aceitar cartões pode representar em perdas de receita consideráveis para um negócio”, complementa Adriana Barbosa.

M-PAYMENT

Já consolidadas em mercados estrangeiros como na Europa e Estados Unidos, soluções de pagamento móvel estão aos poucos chegando ao país.

Empresas como PagSeguro, do UOL e Vivo lançaram este ano seus sistemas de m-payment. O PagSeguro lançou no primeiro semestre um leitor de cartões integrado à plataforma de pagamentos eletrônicos da empresa.

No caso da Vivo, a operadora lançou em setembro o Zuum, um sistema pelo qual é possível fazer uma conta corrente pré-paga no celular Vivo, pela qual podem ser feitos depósitos, transferências de valores, recargas de créditos para celulares Vivo.