João Rotta, diretor de inovação da M2Sys. Foto: Divulgação.

João Rotta, engenheiro de software, estatístico e especialista em documentação digital, acaba de ser nomeado como executivo responsável pelo Núcleo de Inovação em Processamento por Imagem da M2Sys Tecnologia. 

Por 3 anos, Rotta foi consultor da Netz. Antes, atuou por quase seis anos na ABBYY Software, em que foi gerente de desenvolvimento de negócios. O executivo ainda foi diretor de desenvolvimento de software da Recognition de 2002 a 2006.

A nova estrutura de inovação da M2Sys iniciará seu funcionamento na última semana de outubro. Nela, Rotta contará com 10 colaboradores da área de desenvolvimento da empresa, além de profissionais de outros departamentos em atividades de apoio a projetos.   

"A minha missão principal no Núcleo de Inovação será garantir a evolução permanente das atuais plataformas da M2Sys para a captura, conferência, registro, autenticação e rastreamento de documentos. Também iremos buscar novos paradigmas para a exploração de recursos do smartphone em processos de documentação ou transações por imagem", afirma o executivo.

Antes de assumir o cargo de diretor de inovação, João Rotta vinha atuando como consultor em processos de inovação móvel na M2Sys desde junho de 2015.

Rotta é titular de uma patente de tecnologia na área de documentação digital no Brasil, tendo obtido em 2008 o registro de sua invenção "CQI - Controle de Qualidade de Imagem". 

De acordo com Márcio Guariente, diretor executivo da M2Sys, uma das vantagens desse grupo está em poder contar com testes de campo em escala real.

"Podemos criar um protótipo e testá-lo, ‘em casa’, numa escala de centenas ou até milhares de transações", afirma Guariente. 

Entre as soluções já em produção que a M2Sys considera inovadoras está um sistema para a abertura de conta corrente pelo celular (já empregada por bancos brasileiros) que utiliza a câmera do smartphone para capturar documentos, realizar ajustes tecnológicos necessários à qualificação das imagens, colher a biometria de face (selfie), além de possibilidades de coleta de assinaturas e outros.

A M2Sys tem entre seus clientes o Banco Safra, Itaú e Banco BIC.

"A missão do Núcleo de Inovação é atender todos os requisitos do negócio, garantir uma boa experiência do usuário e ao mesmo tempo cumprir as exigências de compliance do Banco Central, órgãos de Governo e Entidades privadas", comenta Roberto Schmaltz, também diretor executivo da M2Sys.