Dor de cabeça: quem sabe um app não ajuda? Foto: Pixabay.

A marca Neosaldina, da Takeda Farmacêutica, acaba de lançar o Neosapp, um aplicativo focado em ajudar quem sofre de dor de cabeça. 

Criado pela Huia, produtora digital do grupo Nonconformity Group, o app coleta dados sobre a rotina dos usuários por meio de recursos dos celulares como geolocalização, ruído e temperatura

“Queremos ajudar a prevenção da dor no dia a dia das pessoas, por meio de dicas e conteúdo personalizado sobre qualidade de vida” explica a diretora de Marketing de Consumer Health Care da Takeda, Bruna Fausto.

As recomendações do aplicativo foram elaboradas por um grupo de especialistas em neurologia e educação física. 

A personalização do aplicativo é feita com base nos dados de perfil no momento do registo e a coleta de informações sobre frequência e tipo da dor, atividades físicas, número de refeições por dia, horas de sono, tipo de cidade onde vive, quantidade de água ingerida, etc. 

Além disso, o usuário pode responder perguntas relacionadas a fatores associados com os gatilhos da dor de cabeça como, tipo de iluminação, stress, cansaço visual e até registro do barulho do ambiente. 

As informações estarão disponíveis em um relatório que pode ser facilmente baixado e enviado a um médico - seja por e-mail, WhatsApp ou até mesmo levando a uma consulta.

A nota da Huia não explora o lado “da porta para dentro” do app, mas é óbvio que a Takeda pode usar as informações coletadas para campanhas de marketing segmentado ou para estudar melhor o seu público consumidor.

A japonesa Takeda está entre as 10 principais farmacêuticas do Brasil e tem duas fábricas instaladas em território nacional, no interior de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

A área de medicamentos isentos de prescrição, na qual estão remédios como a Neosaldina e o Multigrio, responde por 40% do faturamento.

O NonConformity Group é uma holding fundada em 2012, como parte de uma reorganização dos negócios da agência digital gaúcha W3Haus. Além da Huia e da W3Haus, inclui também a Bloom Digital Research.