O Google Cloud anunciou novidades na plataforma para desenvolvimento de aplicativos Firebase. Foto: Pexels.

O Google Cloud anunciou nesta semana uma série de novidades na plataforma para desenvolvimento de aplicativos Firebase. A principal delas é uma nova modalidade de suporte para empresas que criam seus aplicativos usando Firebase na Google Cloud Platform (GCP).

A partir de agora, as empresas que adotam Firebase poderão optar por uma versão paga de suporte, com acordos de nível de serviço (SLA), atendimento 24 horas e 7 dias por semana para situações críticas e um gerente de conta dedicado.

Os clientes que já utilizam o suporte pago para GCP passarão a ter direito ao suporte a Firebase sem nenhum custo adicional. 

O anúncio não muda a modalidade de suporte gratuito ao Firebase, que continuará sendo oferecida.

Além disso, a interface de programação de aplicativos (API) Face Detection ganhou uma atualização com um novo recurso que permite detectar mais de 100 pontos no contorno do rosto do usuário de um aplicativo. 

O recurso permite que os desenvolvedores usem a tecnologia para sobrepor máscaras ou acessórios no rosto ou suavizar a pele, por exemplo.

Agora, o Firebase tem uma nova API de gerenciamento que permite aos desenvolvedores criar e gerenciar projetos e aplicativos de forma estruturada. 

Ou seja, é possível integrar os ambientes do Firebase, como parte do fluxo de trabalho do desenvolvedor existente, ou mesmo criar novas experiências.

Os desenvolvedores também podem testar aplicativos para Android ou iOS em diferentes dispositivos e suas respectivas configurações e ver os resultados no Firebase. Este laboratório de teste permite monitorar o desempenho entre as versões de sistemas operacionais.

Já o novo recurso Firebase Predictions permite aplicar machine learning aos dados de seus aplicativos: com base no histórico, o recurso permite prever o comportamento de uso do software pelos usuários. Além disso, agora é possível exportar o conjunto de dados completo para o BigQuery para fazer uma análise mais detalhada ou usar serviços de terceiros.