Rafael Kuhn.

Rafael Kuhn, ex-CTO do Terra, acaba de assumir a diretoria de Edtech do Grupo A, holding educacional sediada em Porto Alegre.

Kuhn será responsável pelos negócios Blackboard e Symplicity, dois softwares para a área de educação das quais o Grupo A é o canal de distribuição exclusivo no Brasil, além das áreas de Inovação e Tecnologia e Sucesso do Cliente.

O BlackBoard é um dos softwares mais conhecidos para gestão de ensino a distância e o Symplicity faz mais a parte de gestão de carreiras e outros aspectos da vida acadêmica dos alunos.

“Quero aliar meu conhecimento de muitos anos trabalhando em uma empresa que nasceu digital e trazer esta visão da forma de desenvolver os projetos de tecnologia das mais diferentes maneiras e alcançar resultados realmente disruptivos”, afirma Kuhn.

O profissional fez carreira no Terra, no qual entrou em 1999. Desde 2013, Kuhn era CTO da empresa.

Kuhn participou desde o start das operações no Terra em Porto Alegre, após a aquisição  do portal gaúcho Zaz, um dos provedores de acesso e portais de informação pioneiros da Internet brasileira (o Baguete também já existia naquela época, em outra encarnação).

Na posição de CTO, Kuhn chegou a comandar a partir de Porto Alegre 300 profissionais no Brasil, México e Estados Unidos, incluindo equipe externa e terceiros.

O Terra mantinha toda uma gama de áreas na sua TI, incluindo infraestrutura de data centers, redes, gestão de anúncios, engenharia de vídeos e outros. O profissional participou da incorporação de mais de 100 aquisições do Terra ao longo dos anos.

O Grupo A vem reforçando sua operação com executivos experientes.

Em março, foi contratado Paulo Garcia Jr, ex-Laureate Education, acaba de assumir o cargo de gerente de TI e Operações da +Campus, uma nova unidade de negócios.

Garcia era gerente de TI da Uniritter quando a instituição de ensino superior gaúcha foi adquirida pela Laureate, uma rede internacional de universidades, em 2010.

Depois, passou a ser gerente regional da Laureate para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, assumindo a TI de UniRitter, Fadergs e IBMR-RJ, assumindo depois ainda Fapa e os cursos de EaD da Laureate.