A Seja Digital operacionaliza a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta. Foto: Pexels.

A Seja Digital, entidade sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta, contratou a Matera Systems para montar uma estrutura na Amazon Web Services que seja flexível para os momentos de aumento no acesso ao site da entidade

A Seja Digital oferece suporte didático para apoiar a população na mudança de sinal, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits gratuitos com antena digital e conversor com controle para as famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal.

Grande parte desse suporte é oferecido pelo site, em que é possível esclarecer dúvidas e realizar o agendamento da retirada dos kits gratuitos.

Desde 2015, quando foi criado, o site da Seja Digital registra grandes picos nos dias que antecedem os desligamentos em cada região. Para se ter uma ideia, nas vésperas do desligamento do sinal analógico na região de Brasília (outubro de 2016), o volume de acessos ao site aumentou 45% em relação ao pico do período anterior. Já a ação em Goiânia registrou pico de 155%, em maio deste ano.

Com esse cenário, a Matera montou uma estrutura na AWS que cresce e reduz automaticamente em situações de pico e na normalização dos acessos.

A Matera, que atua como fornecedora de soluções e serviços de TI, atende a mais de 115 clientes.