Foto: flickr.com/photos/ebayink

A venda por meio de dispositivos móveis dobrou de 5% para 10% em 2012, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net).

As vendas por meio de iPads representam 51%, as de iPhone, 20%, e os demais aparelhos, 29%.

O  Natal de 2012 chegou à marca de R$ 3,1 bilhões de faturamento online, ante os R$ 2,6 bilhões registrados em 2011.

Entre as cinco categorias de produtos mais vendidos pela internet no Brasil destaca-se a de moda e acessórios, pois não figurava entre as 20 maiores há cinco anos e, no primeiro semestre do ano passado estava em terceiro lugar, segundo a pesquisa.

Eletrodomésticos vêm em primeiro lugar, seguidos de saúde beleza e medicamentos. Jornais e revistas, que já estiveram na liderança, agora estão em quarto. Em quinto vem informática.

A expectativa da camara-e.net é que o Brasil feche 2012 com um total de 43 milhões de e-consumidores e um faturamento de R$ 22 5 bilhões, acompanhando o crescimento de 20% esperado para o ano.