Raspberry lança computador por US$ 35. Foto: divulgação.

A Raspberry Pi há anos tem o plano de surpreender o mercado de PCs com suas placas compactas e preço na casa dos US$ 35 dólares. Agora a companhia quer novamente causar uma impressão, lançando o Pi 2 Model B+.

O aparelho, que tem o tamanho de um cartão de crédito, chega às lojas esta semana, com apenas 100 mil unidades disponíveis, conforme aponta o Gizmodo norte-americano.

Segundo analistas, o novo modelo leva o aparelho a um novo nível, chegando pela primeira vez perto de PCs e de alto desempenho, contando com processamento quad-core no chip, assim como memória RAM de 1GB.

"Anteriormente, o Raspberry Pi contava com um chip Broadcom BCM2835 e um único núcleo de 700MHz, assim como apenas 256MB ou 512MB de RAM. O novo Raspberry Pi 2 Model B+ usa o Broadcom BCM2836, que possui quatro núcleos 32-bit ARMv7 Cortex-A7 e 1GB of RAM", destacou a publicação.

Para os especialistas, com o avanço no novo modelo a Raspberry Pi Foundation, responsável pelo projeto, agora a empresa tem uma real chance de competição no mercado, levando um aparelho de processamento considerável, por um preço bem abaixo da média.

"É um PC usável agora, e que custa apenas 35 dólares. Tiraram a dificuldade que o usuário teria que dar um desconto para o aparelho. Agora ele é de fato bom", afirmou o site The Register.