Rede Bistek adota Fluig, da Totvs. Foto: divulgação.

A Bistek, rede de supermercados com 16 lojas e 3 Centros de Distribuição em Santa Catarina, adotou o Fluig, plataforma de produtividade e colaboração da Totvs, para controlar o agendamento de entregas de mercadorias em suas lojas e CDs.

A solução foi integrada ao ERP Totvs RMS, especializado na vertical supermercadista e atualmente está em operação nos centros de distribuição de carga seca e de frios, além de duas lojas.

No próximo mês, mais três lojas passam a fazer o agendamento das entregas pela plataforma e no próximo ano, a adoção se estenderá para as outras 11 lojas restantes. O valor investido no projeto não foi aberto.

Para a rede varejista, o Fluig possibilitará um controle eficiente de recebimento diário de mercadorias, assim como manter um relacionamento mais dinâmico com os fornecedores.

Atualmente, a Bistek possui 676 fornecedores cadastrados e apesar do alto volume de mercadorias movimentado diariamente, a rede de supermercados não possuía nenhum sistema informatizado de workflow.

Antes da adoção do Fluig, todo o processo de agendamento de entregas nos Centros de Distribuição era calculado e atualizado de forma manual, o que gerava atrasos no fluxo.

Por meio do Fluig, a rede criou um portal online, onde o próprio fornecedor agenda sua entrega e já inclui os dados da nota fiscal eletrônica. Desde a implantação da plataforma foram finalizadas 8848 solicitações de recebimento de mercadoria.

Com o uso da plataforma foi possível reduzir a uma pessoa dedicada a atender telefone e agendar a entrega, além de aumentar a capacidade de recebimento em 10%, antecipar todas as reservas de agendamento e confirmar o recebimento de mercadorias em tempo real.

"Por ser uma ferramenta de fácil uso, conseguimos personalizar todos os processos internos com uma equipe pequena. Os clientes também aprovaram rapidamente o uso da plataforma”, destaca Tatiana Mendonça, diretora de TI da rede Bistek.

De acordo com a diretora de TI, o uso da solução já trouxe outros benefícios, como a redução do tempo de espera dos caminhões para a descarga das mercadorias, por exemplo.

Com 35 anos de atuação em Santa Catarina, a Rede Bistek conta atualmente com cerca de 3,1 mil colaboradores, um mix de mais 5 mil produtos e um faturamento estimado em R$ 1 bilhão para 2015.