Oi otimiza call center com Genband. Foto: divulgação.

A Oi, uma das quatro principais provedora de serviços de telecomunicações no Brasil, adotou a solução de Session Border Controller (SBC) da Genband, para gestão de sessão e monitoramento de chamadas para clientes.

A solução foi aplicada ao modelo de licenciamento distribuído em toda a rede Network Wide Licensing (NWL) da operadora, mudando os seus centros de atendimento de todo o país para tecnologia baseada em Protocolo de Internet (IP).

De valor não divulgado, o projeto habilitará que o uso do SBCs faça o controle e roteamento das chamadas, acelerando ou reduzindo a capacidade de rede de acordo com a demanda dos aproximadamente 74,5 milhões de clientes que a operadora possui.

Além disso, o novo recurso permitirá um modelo mais eficaz em termos de custos para lidar com os eventos sazonais, lançamentos de produtos e outras campanhas. De acordo com a Genband, a tecnologia trará reduções de custo com um modelo único de licenciamento de sessões por rede própria.

Segundo Alexandre Theodoro, Gerente Sênior de Relações com o Cliente da Oi, a solução IP permite administrar os centros de atendimento em todo o país, com capacidades de monitoramento end to end de centrais de atendimento.

"As soluções de SBC nos possibilitam melhorar drasticamente o controle e roteamento das chamadas, aprimorando o demorado processo de suprimento e provisão", avalia o gerente.

Com sede em Austin, Texas, e presença em mais de 80 países a Genband é especializada em soluções de software para comunicações em tempo real para provedores de serviços, mercado corporativo, com expertise em redes, comunicações unificadas e mobilidade.