Silnei Kravaski, diretor executivo da Planus. Foto: Divulgação.

O Grupo Tenda Atacado migrou sua infraestrutura de TI para a nuvem da Planus Cloud. Além disso, a companhia adotou uma plataforma de recuperação de desastres na modalidade de serviço (DRaaS).

Com o projeto, o Grupo Tenda busca maior escalabilidade para crescimentos futuros da sua infraestrutura, incluindo sua plataforma de ERP; melhor adequação às regras de compliance e, ainda, simplificação na gestão. 

O novo cenário eliminou a necessidade de novos investimentos e liberou a equipe de TI das responsabilidades de administração do ambiente, permitindo apoio mais direto nas áreas de negócios. 

Agora, toda a infraestrutura está baseada na nuvem pública da Planus e o Grupo Tenda possui acesso ao painel de controle, podendo alocar ou desalocar recursos conforme a demanda.

“Contar com o apoio 24x7 da Planus faz com que eu não precise me preocupar com problemas que antes eram recorrentes, como cuidar de incidentes que aconteciam após o horário do expediente, por exemplo. Sem falar que em meses de grandes sazonalidades, como dezembro, quando normalmente é necessário adequar e ampliar tanto a infraestrutura de sistemas como de pessoal, isso deixou de ser uma atribuição nossa”, explica Pedro Olavo Severini Filho, diretor de TI do Grupo Tenda. 

Além disso, com a incorporação da plataforma de disaster recovery, a varejista está protegida de incidentes como roubo de informações,queda de energia, incêndios e outros. As informações dos últimos minutos são restauradas e replicadas em tempo real para o ambiente de disaster recovery, evitando que a operação fique parada.

“O grande diferencial do projeto, em total aderência a transformação digital, foi o de ter sido concebido de forma customizada para atender as necessidades do Grupo Tenda Atacado, aproveitando parte da infraestrutura já existente e incrementando apenas com os recursos necessários. Outro ponto importante é o modelo híbrido, pois parte da infraestrutura de segurança também está em um ambiente de segurança interno do cliente”, ressalta Silnei Kravaski, diretor executivo da Planus.

Fundado em janeiro de 2001, o Grupo Tenda Atacado atua há mais 40 anos no varejo de autosserviço. Hoje, conta com cerca de 32 lojas-armazém espalhadas na capital, grande São Paulo e interior paulista, empregando 5 mil colaboradores.

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, presente no mercado há 30 anos. 

Com mais de 500 clientes ativos, a companhia tem parceria com marcas como NetApp, Microsoft, Xerox, Samsung, HPE, Intel, Veeam e VMware.