A tecnologia de biometria facial da Unike Technologies controla o acesso e verifica a temperatura dos funcionários. Foto: Divulgação.

A DHL Supply Chain está usando tecnologia de biometria facial da Unike Technologies para fazer a triagem e controle de acesso dos seus seus funcionários.

A solução faz a verificação automática de temperatura por imagem e reconhecimento facial na entrada das instalações da multinacional de logística no Brasil.

A solução funciona sem contato humano, permite evitar filas e agiliza em até 70% o tempo de ingresso nas instalações da companhia, quando comparada à verificação analógica de temperatura estabelecida por protocolos de prevenção à Covid-19.

Outro problema era a vida útil dos termômetros a laser e a necessidade de troca de pilhas constante devido ao uso intensivo diante da demanda diária nos Centros de Distribuição da DHL. Além disso, os equipamentos são imprecisos em dias quentes. 

“A nova solução responde a tudo isso com eficiência e com a vantagem adicional de dispensar também a apresentação de identificação funcional para pessoas já cadastradas", afirma Lilio de Souza Rocha Neto, Evangelizador em Inovação da DHL Supply Chain.

A tecnologia utiliza um terminal de corpo único especial com câmera de alta resolução integrada ao sistema de controle de acesso da empresa, que mostra a temperatura com 0,5 Cº de precisão e indica se o indivíduo está usando máscara.

Quando a temperatura está acima do estabelecido pelas normas de segurança, uma mensagem de aviso aparece no visor do terminal e outra é enviada ao responsável local.

A solução já funciona em dois centros de distribuição localizados em Cabreúva e Louveira, na região metropolitana de São Paulo, além do escritório central da DHL Supply Chain em Campinas e será implantada em cerca de 100 pontos da DHL no país.

A Unike Technologies é uma startup fundada em 2018 pelo empresário André Barretto, e se define como uma “FricTech”, uma empresa que visa remover a fricção no acesso a produtos e serviços. 

A startup atua no mercado de educação, varejo, entretenimento, saúde e meios de pagamento, e tem clientes como Porsche, AmigoEDU, Rede Laureate e Grupo Ânima.

A empresa é um dos destaques no mercado de biometria facial, tendo captado no final do ano passado um aporte de R$ 3 milhões, em uma transação liderada pela Reussite, fundo liderado por Isaac Lazera, sócio da Extrafarma.

O mercado de identificação, ou biometria, é quente, devendo chegar a R$ 1 bilhão até o final do ano, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid).

Já a DHL é líder global no setor logístico, abrangendo desde a entrega de encomendas nacionais e internacionais até o gerenciamento da cadeia de suprimentos industriais. 

A companhia tem 380 mil colaboradores em mais de 220 países e territórios e faz parte do Grupo Deutsche Post DHL, o qual gerou receitas de mais de 63 bilhões de euros em 2019.