O Sebrae levará oito empresários para um programa de 3 meses no Vale do Silício. Foto: Peshkova/Shutterstock.
Oito empresários participantes do Programa de Aceleração no Vale do Silício, promovido pelo Sebrae/RS, embarcam na segunda-feira, 6, para os Estados Unidos. Eles passarão três meses no Vale do Silício.
A coordenadora estadual de TI e Startups do Sebrae, Débora Chagas, conta que a ideia do programa surgiu dos próprios empresários, após participarem de um projeto-piloto iniciado em 2012, que incluiu uma visita de uma semana ao Vale do Silício no ano passado.
“Serão três meses de capacitações, consultorias, mentorias, visitas técnicas e reuniões com potenciais investidores”, descreve.
As oito empresas selecionadas participam há dois anos do Projeto de Negócios de TI. O gestor do programa, Gustavo Piardi dos Santos, conta que as empresas participantes receberam 85% de subsídio para as passagens aéreas e para cobrir os custos de toda a programação.
“Além dos 15% das despesas do programa, essas empresas irão arcar com os custos de hospedagem, alimentação e transporte interno no Vale do Silício, durante o período, como também farão mentorias com os novos participantes do projeto, como contrapartida, para repassar conhecimentos e experiências no seu retorno”, explica Santos.
As primeiras seis semanas da programação são voltadas para a preparação do plano de ação e as últimas seis para execução do plano. Eles passarão pela prática de implementação de projetos de internacionalização e contarão com o apoio de instrutores locais e uma plataforma de mais de 500 mentores em diversas modalidades.
Fernando José Karl, da Defenda, de São Leopoldo, é um dos integrantes do programa. Sua empresa especializada em segurança da informação criou um produto, o Turbup, que é uma plataforma para aceleração e proteção de sistemas on-line.