Telefonica vai de roteadores Cisco. Foto: divulgação.

A Telefônica investiu na adoção de roteadores da Cisco para o plano de evolução de suas redes programáveis (EPN, na sigla em inglês) no Brasil, Argentina, Chile e México.

Segundo a operadora, os roteadores ASR 901 e ASR 903 irão fornecer os serviços de backhaul móvel e mais recursos para que as operadoras móveis possam suportar os serviços de dados intensos exigidos pelos consumidores e pelas empresas.

O valor investido na compra dos equipamentos não foi divulgado.

Para o Brasil, Chile e Argentina, a operadora adotará os equipamentos ASR 9000 e ASR 903 para fornecer serviços para as redes metro Ethernet e backhaul. No México, a Cisco fornecerá roteadores da série ASR9000, ASR 901 e ASR 903 para o suporte de serviços backhaul e de 4G.

"Além do backhaul móvel 4G, a nova rede Carrier Ethernet permitirá maior capacidade de banda larga, oferecendo velocidade de banda larga mais rápida em novos mercados", afirmou a empresa em nota.

Conforme destaca a Telefônica, o backhaul móvel é um dos serviços que mais cresce para a Telefônica. Este recurso será extensivamente incorporado aos mercados de toda a América Latina ao longo dos próximos meses.

"A parceria com a Cisco nos garante uma base, em termos de rede, para atingir os nossos objetivos de negócios, oferecendo aos nossos clientes a melhor escolha, desempenho e inovação", destacou Javier Gavilán, Diretor de Tecnologia e Planejamento da Telefônica.