Paulo Roberto Mallmann, gerente de TI da Univates.

A Univates, instituição de ensino superior de Lajeado, no Rio Grande do Sul, contratou a Sisqualis para desenvolver projetos de capacitação para o uso de ferramentas do Google for Education na Universidade.

Além dos treinamentos, a Univates adquiriu 150 Chromebooks para facilitar o uso das aplicações por alunos e professores.

"Com a rede wi-fi atendendo a todo o campus a as ferramentas Google, os Chromebooks se tornaram a melhor opção, pois o material que os alunos precisam está na nuvem e o valor dos equipamentos é mais acessível", detalha Paulo Roberto Mallmann, gerente de TI da Univates.

Os Chromebooks estão disponíveis na biblioteca para uso do alunos e em maletas contendo 25 unidades cada para os professores levarem para sala de aula.

O uso do Google na universidade foi iniciado em 2008, quando a instituição passou a fornecer e-mails com contas do Gmail para os alunos. 

Em 2015, a mudança chegou aos e-mails corporativos, que ainda eram hospedados no data center interno da Univates.

Assim, a partir do ano passado, a instituição passou a explorar formas de estender o uso das ferramentas associadas ao email do Google no pacote de educação.

Inicialmente, a instituição passou a incentivar o uso das ferramentas Drive e Agenda no ambiente administrativo, para organizar compromissos conjuntos e facilitar o compartilhamento de arquivos.

Depois, foram iniciados projetos com o uso do Classroom como ambiente de apoio para as aulas - em paralelo ao Moodle, já utilizado pela Univates.

"No primeiro semestre de 2016, o projeto piloto contou com 20 turmas no Classroom. No período seguinte, foram 70 turmas", detalha Mallmann.

Hoje, a universidade possibilita que os professores escolham o uso do Classroom ou do Moodle de acordo com a turma.

“São plataformas com características diferentes, então é possível avaliar a que melhor se encaixa para cada metodologia de aula", completa o gerente de TI.

A Sisqualis apoiou a Univates nos treinamentos para professores, que se tornaram multiplicadores dentro da instituição.

"Hoje temos oficinas de até 4h para o ensino sobre uso de plataformas como Drive, Classroom, E-mail e outras, mas também capacitações de 20h que abordam não só as ferramentas, mas novas metodologias de ensino que podem ser aplicadas com a tecnologia", completa Luis Antônio Schneiders, professor da Univates.

Hoje, de acordo com Schneiders, a instituição percebe um grande interesse pelo Classroom.

"A plataforma fala a linguagem do aluno, por integrar um ambiente familiar com ferramentas como Youtube, Gmail e Documentos, além de ter a comunicação próxima a de uma rede social", explica.

Com a mudança para o e-mail do Google, o data center da Univates ganhou 12 TB de espaço.

"O ambiente de e-mail ocupava 4 TB, mas com os backups esse valor ficava 3 vezes maior. O espaço de armazenamento liberado com essa ação foi usado, por exemplo, para atendimento de demandas do novo curso de medicina da Univates", detalha Mallmann.

A Univates atualmente oferece 46 cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia), 1 sequencial, 14 técnicos, 25 pós-graduação, além de diversos cursos de extensão.

Sediada em Porto Alegre, a Sisqualis é uma revenda do Google que atende a clientes como Unimed, Rainha das Noivas, Faccat, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Colégio Província de São Pedro.