Chris Torto, fundador da Ascenty. Foto: Divulgação.

A Ascenty, empresa de data center com foco na América Latina, implantou uma usina de energia fotovoltaica em sua unidade em Osasco. O projeto foi desenvolvido pela Mendes Holler e a Santa Paulina, empresas parceiras na construção dos data centers da Ascenty.

A instalação da usina fotovoltaica é uma alternativa e solução em grande escala para a captação e conversão da irradiação solar em energia elétrica para ser comercializada e ou utilizada.

"No data center São Paulo, a Mendes Holler projetou uma usina fotovoltaica com capacidade de geração de 70MWh/ano, proporcionando para a Ascenty redução de despesas de energia com a concessionária já no primeiro dia de operação" explica Sérgio Colhado, gerente de operações do Grupo MH.

Para operar em projetos de geração de energia limpa como os da Ascenty, a Mendes Holler, buscou no mercado internacional a tecnologia de placas fotovoltaicas. A instalação da usina solar, além de proporcionar melhora no índice de PUE (Power Usage Effectiveness), que mede a eficiência energética do projeto do data center, otimizou os custos com energia elétrica, uma das grandes preocupações das empresas de TI.

“Estamos focados em reduzir a geração de resíduos e prevenir a ocorrência de danos ambientais. Utilizamos procedimentos e tecnologias ambientalmente adequadas no gerenciamento dos produtos e serviços, visando à melhoria contínua do desempenho ambiental. A parceria com a Mendes Holler e Santa Paulina nos proporcionou um projeto de alta qualidade e eficiência para geração de energia limpa", comenta Roberto Rio Branco, diretor de marketing e institucional da Ascenty.

Em dezembro, a Ascenty iniciou a operação de sua primeira unidade no Rio de Janeiro, com capacidade de 15 MVA de energia. Este é o oitavo data center da companhia em operação no Brasil. 

Os outros data centers da companhia estão localizados em Campinas, Jundiaí, Hortolândia, Sumaré, região metropolitana de Fortaleza e dois em São Paulo.

A Ascenty oferece serviços personalizados de infraestrutura de TI e atingiu a marca de 4.000 km de extensão de sua rede própria de fibra óptica, presente nas regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí, Campinas e Fortaleza. 

Hoje, são mais de 20 mil estabelecimentos comerciais abordados pela rede de telecomunicações da companhia.

Presente no mercado há sete anos, a Ascenty tem todos os seus data centers com certificados Tier III.

A Ascenty foi fundada pelo americano Chris Torto, que também montou a Vivax, vendida para a Net em 2007.