CHINELOS

Alpargatas gerencia gastos com Coupa

02/05/2022 11:35

A ferramenta de BSM foi implantada em todo o processo de compras da companhia.

Giovanna Ewbank em campanha para a Havaianas. Foto: Havaianas/Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A Alpargatas, dona de marcas de calçados como Havaianas e Osklen, adotou a solução da da Coupa, americana especializada em plataforma de gestão de gastos corporativos (BSM, na sigla em inglês) que reúne compradores e fornecedores para gerenciar vendas.

O projeto contou com a implementação da Coupa BSM Procurement, contemplando todo o processo de requisição até o pedido de compra dentro da empresa, que lida com mais de 4 mil parceiros por ano.

Isso inclui catálogos eletrônicos, negociação, gestão de contrato e fornecedores, gestão de risco e performance, relatórios transacionais e estratégicos (BI e KPIs).

As funcionalidades da solução devem ajudar a companhia na redução de custos, a partir do uso de ferramentas de cotação eletrônica e melhor visibilidade dos gastos para a tomada de decisão.

Outros atributos da plataforma incluem otimização e digitalização dos processos de compras, apoio na disseminação da cultura de compras dentro da empresa e segurança e rastreabilidade.

“Realizamos um processo de análise de soluções de e-procurement e a Coupa se destacou pela referência dos maiores analistas como a Gartner, por exemplo, pela interface user friendly e API friendly, aderência aos nossos processos e escalabilidade global para nossas operações”, explica Mariana Sotier, diretora de procurement da Alpargatas.  

Fundada em 1907, a Alpargatas tem atuação em mais de 100 países, com oito unidades fabris no Brasil e mais de 17 mil colaboradores ao redor do mundo.

Hoje, mais de 150 milhões de brasileiros compram pelo menos um par de Havaianas a cada ano. Nove em cada 10 clientes que adquirem as sandálias voltam para comprar o segundo par.

Criada em 2006 por ex-executivos da área de procurement da Oracle, a Coupa tem um produto na nuvem rodando na Amazon e possui cerca de 2 mil funcionários em quatro países. Entre seus principais clientes no Brasil, estão a Unilever, Ipiranga, Braskem e Suzano.

Veja também

EQUIPE
Deloitte contrata 36 em Salesforce

Gigante de consultoria bancou formação da edtech SoulCode.

SNACKS
Mondelēz Brasil procura startups

A dona da Lacta tem programa de inovação com inscrições abertas.

TELECOM
Ex-Ericsson assume vendas B2B na Motorola

Georgia Sbrana é a nova diretora do segmento na América Latina.

GELADA
ManyMinds: B1 para cervejaria portuguesa

Cervejas Portuense é o primeiro cliente fora do país da parceira SAP.

CONTRATAÇÃO
Ex-Méliuz é novo CTO na Saks

Fintech catarinense está em alta, tendo recebido recentemente um aporte. 

LIDERANÇA
Nomad tem nova CFO

Natalia Lima foi vice-presidente da americana Pimco.