Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil.
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) adotou a plataforma de hiperconvergência da Nutanix para garantir a disponibilidade e resiliência do sistema de atendimento ao cidadão e na transmissão dos boletins de urna ao sistema central do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O projeto foi desenvolvido com a Approach Tecnologia, integradora catarinense da marca.
Até então, o TRE-PB contava com sistemas fornecidos por múltiplos fabricantes, cada qual com a sua sintaxe e interface de administração proprietárias.
Essa situação criava um cenário altamente complexo, de difícil gestão e imprevisível para crescimento, gerando pressões difíceis sobre a equipe de informática em termos de recuperação de falhas, curva de aprendizagem e custos de manutenção.
Baseada na experiência do TRE Tocantins, que já havia adotado a plataforma da Nutanix anteriormente, o tribunal paraibano resolveu sair da arquitetura de três camadas para a hiperconvergência.
Com isso, todos os serviços de autenticação de diretórios, acesso à internet nas zonas eleitorais, máquinas virtuais e os sistemas administrativos internos do órgão passaram a rodar na infraestrutura da americana.
Ali também estão os sistemas de autenticação do servidor remoto que permitiu o trabalho em home office durante a pandemia. No dia da próxima eleição, é por meio de uma máquina virtual nesta plataforma que serão transmitidos ao TSE os boletins de urna com o voto dos paraibanos.
Para isso, o TRE-PB possui hoje dois conjuntos de TI em localidades distintas, configurados em alta disponibilidade utilizando o recurso de Metro-Availability, que se replica de forma on-line e síncrona para aumentar a resiliência do ambiente.
Cada local possui quatro nós Nutanix NX-8155-G6 gerenciados com os softwares Acropolis Ultimate e Prism Pro. No espaço, houve a redução de seis racks para apenas dois, sendo um em cada site do tribunal.