O Grupo Angeloni é formado por super-mercados, farmácias, postos de combustíveis e e-commerce.

O Grupo Angeloni escolheu o FlashArray da Pure Storage para armazenar os dados corporativos e processar as informações geradas pelas suas empresas. O projeto foi desenvolvido pela Logicalis.

Considerada a décima maior rede de supermercados do Brasil, a Angeloni é formado ainda por farmácias, postos de combustíveis e e-commerce.  

Com o crescimento das operações comerciais, os negócios do grupo empresarial passaram a exigir uma alta disponibilidade do sistema de armazenamento. Porém, o modelo híbrido de storage anterior da companhia, composto por discos de estado sólido (flash) e mecânicos, apresentava lentidão em transações comerciais, como as de emissão de notas fiscais e de operações com cartões de crédito. 

“Estávamos com o equipamento entrando na obsolescência, com perda de performance, e por isso precisávamos de uma renovação tecnológica”, explica Gustavo Gaidzinski, CIO do Grupo Angeloni.

A Logicalis analisou o ambiente de storage e sugeriu a implantação do equipamento FlashArray//M da Pure Storage, com 20 Terabytes de capacidade bruta, nos dois data centers do Angeloni.

A empresa realizou uma prova de conceito, na qual instalação e configuração levaram seis horas. 

“A solução da Pure Storage é extremamente rápida em comparação a dos competidores. Em outras plataformas, a configuração poderia durar pelo menos o dia inteiro”, considera Gaidzinski. 

Na fase de testes, os arrays ofereceram o dobro da taxa de redução de dados em relação ao storage da concorrência de mesma capacidade, também testado pelo Angeloni. 

Após a prova de conceito, o Angeloni optou pela implantação das soluções totalmente flash da Pure Storage. 

“Voltamos a trabalhar com folga de processamento para conseguir absorver os picos de utilização que ocorrem no transcorrer do ano sem degradar a performance das demais aplicações”, comenta Gaidzinski.

Com isso, o Angeloni obteve ainda alguns relatórios de processamento internos, que rodam geralmente durante a madrugada, com tempos de geração reduzidos em até 50% em relação ao storage anterior. 

“O armazenamento totalmente flash permite à empresa usufruir de toda a infraestrutura da melhor maneira possível. Com a adoção da solução da Pure Storage, podemos realizar análises mais profundas, com maior quantidade de dados, e, portanto, respostas mais assertivas”, comenta Gaidzinski.  

O Angeloni ainda espera que haja economia de custos decorrente da redução de até 10x no consumo de energia e espaço, e também ganhos de escalabilidade, com suporte ao crescimento da demanda. 

Em 2015, o grupo Angeloni registrou faturamento de R$ 2,3 bilhões. Com cerca de 10 mil funcionários, a empresa conta com mais de 25 supermercados, 24 farmácias e 9 postos de combustível, além de 2 centros de distribuição.