A companhia brasileira tem clientes em 190 países. Foto: divulgação.
A JBS, brasileira que é uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, sofreu um ataque cibernético em duas empresas do conglomerado, a JBS USA e a JBS Austrália, no último domingo, 30.
Conforme informações da BBC, a companhia acredita que o ataque é do tipo ransomware e o FBI, polícia federal americana, está investigando o caso, que pode ter origem em um grupo baseado na Rússia.
De acordo com o site CISO Advisor, a unidade norte-americana comunicou na última segunda-feira, 31, que o ataque havia afetado alguns dos servidores que suportam seus sistemas de TI norte-americanos e australianos, mas, na ocasião, não revelou a natureza do incidente.
Em nota, a companhia afirmou ter tomado medidas imediatas, suspendendo todos os sistemas afetados, notificando as autoridades e ativando a rede global da empresa de profissionais de TI e especialistas terceirizados para resolver a situação.
A indústria avisou que não poderia operar sem acesso a sistemas de TI e internet, suspendendo todo o processamento de bovinos e ovinos da JBS na Austrália e um quinto da produção de carne nos Estados Unidos, além das fábricas no Canadá.
No país da Oceania, a empresa possui uma rede de 47 instalações com matadouros e confinamentos nos estados australianos de New South Wales (NSW), Queensland, Victoria e Tasmânia. Já nos Estados Unidos, estão as cinco maiores fábricas de carne bovina da JBS.