Zenvia, do CEO Vander Guerrero, quer fazer história nos próximos dez anos

Depois de anunciarem sua fusão, as gaúchas Comunika e Human Mobile, especializadas em soluções corporativas para envio de SMS, oficializaram nesta segunda-feira, 02, a criação de uma marca única, a Zenvia.

Conforme Vander Guerrero, que ocupa desde abril o cargo de CEO das associadas, a empresa surge como líder no mercado de mensagens móveis corporativas. O executivo aponta o faturamento e o número de clientes – atualmente em 3 mil – como indicadores.

Guerrero fez carreira na Spring Wireless, onde entrou como consultor de pré-vendas em 2011 e saiu com um cargo na diretoria de vendas este ano.

Sem revelar números de receita, o executivo comunicou que a meta é alcançar 1 bilhão de mensagens enviadas em 2012.

Em termos de faturamento, a Human fechou 2011 com R$ 27 milhões, alta de 40% frente aos resultados ano anterior. A Comunika não divulga seus resultados.

Somados, no último ano foram 100 milhões de celulares impactados pelo serviço das duas empresas.

“As empresas foram concorrentes durante quase dez anos agora somam seus valores. Essa posição nos coloca em um novo patamar no mercado”, afirma.

De acordo com o CEO da Zenvia, a fusão não gerou nenhuma demissão. A empresa, com sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo, atualmente conta com 60 colaboradores e quer alcançar os 75 até o final do ano.

O foco para curto prazo é expandir nacionalmente, alcançando as regiões que consideram subatendidas em soluções móveis corporativas. Na carteira de clientes, a Zenvia concentra uma maioria de parcerias do Sul e Sudeste.

“Trabalharemos com quatro pilares: excelência na prestação de serviço, inovação, simplicidade e credibilidade. Nosso objetivo é fazer história nos próximos dez anos”, projeta Guerrero. A empresa pretende lançar dois novos serviços no próximo semestre, não necessariamente ligados ao SMS.

Guerrero acredita que ser uma especializada com um produto de baixo custo favorece na concorrência com os serviços de mobilidade que utilizam novas tecnologias, como aplicativos para smartphones, e com grandes empresas de ERP.

A empresa avalia que o tempo de vida da mensagem por celular ainda é longo, pois é um serviço de soluções simples.

Para realizar a profissionalização da gestão, a Zenvia contratou para Diretor Comercial Paulo Carvalho, profissional que atuou em diversos cargos ligadas à área corporativa na Vivo e tem 14 anos de experiência no mercado de telecom. 

* Juliana de Brito viajou a São Paulo a convite da Zenvia.