Baguete
InícioNotícias> Neurotech: soluções para Sefaz-PE

Tamanho da fonte:-A+A

ARRECADAÇÃO

Neurotech: soluções para Sefaz-PE

Leandro Souza
// quarta, 02/07/2014 11:56

A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) está implantando soluções de TI para dar suporte à decisão no planejamento e execução de ações fiscais e previsão de arrecadação, usando a plataforma de software da recifense Neurotech.

Secretaria da Fazenda no Pernambuco vai de Neurotech. Foto: divulgação.


A companhia venceu no ano passado uma licitação pública promovida pelo estado, em um projeto que consiste no desenvolvimento de cinco soluções, além do treinamento da equipe interna da Sefaz-PE.

Segundo a Neurotech, o novo modelo de arrecadação representa um salto tecnológico para a secretaria pernambucana, que usará tecnologia preditiva embarcada na sua plataforma.

Segundo Paulo Adeodato, sócio da Neurotech, o projeto feito na secretaria usa Big Data Analytics em diversas áreas da instituição, todos os segmentos econômicos, todas as possíveis ações ficais, diversas fontes de dados em diferentes níveis de informação e movimenta grande volume de dados.

“Projetos dessa natureza permitirão a Sefaz-PE passar cada vez mais a ter ações preventivas. No mundo ideal, multas não seriam necessárias”, afirma Adeodato.

Em maio de 2014, a Neurotech promoveu o workshop para 40 auditores da secretaria. No mesmo mês, o desenvolvimento do modelo de previsão de arrecadação foi iniciado, com mais atualizações e ajustes que devem ser implementados até agosto.

Em junho, o software foi fornecido à repartição e foi iniciado o desenvolvimento da solução para melhoria da efetividade de arrecadação cuja implantação se dará em dezembro de 2014, concluindo as entregas previstas para o ano de 2014.

Mais três soluções estarão sendo desenvolvidos e implantados em 2015, com objetivos em parcelamento de créditos tributários, ações fiscais em fronteiras e detecção de empresas fantasmas.

Criada em 2000 por um grupo de pesquisadores e ex-alunos da Universidade Federal de Pernambuco, a Neurotech tem sede em Recife e escritório em São Paulo, contando com cerca de 140 funcionários e mais de 100 clientes em todo o país.

Leandro Souza