Jim Keller. Foto: divulgação.

A AMD contrata Jim Keller, ex-diretor do grupo de plataforma de arquitetura da Apple, como o novo vice-presidente e arquiteto-chefe da área de microprocessadores da AMD.

Na função, o executivo – que é reconhecido como um guru na área de processadores – vai liderar o processo para alinhar os produtos da AMD à estratégia da companhia de desenvolver processadores com maior performance e menor consumo de energia.

Keller foi o designer dos processadores A4 e A5, da família que teve estreia no iPad.

“Jim é um dos mais respeitados e um dos inovadores mais requisitados pela indústria. Trata-se de uma importante conquista para nosso time de engenheiros”, afirma Mark Papermaster, vice-presidente sênior de tecnologia e engenharia da AMD.

Na mais recente passagem profissional, como diretor do grupo de plataforma de arquitetura da Apple, Keller focou seus esforços no desenvolvimento de soluções para mobilidade, desenvolvendo diversas soluções utilizadas hoje em iPads, iPhones, iPods e Apple TVs.

Antes da Apple, o executivo foi vice-presidente de design na P.A. Semi, empresa de design de semicondutores especializada em processadores com baixo consumo de energia para dispositivos móveis, adquirida pela Apple em 2008.

Keller também atuou nas empresas SiByte e Broadcom, como arquiteto-chefe.

Antes disso, o executivo trabalhou durante muitos anos na AMD, se envolvendo no design das linhas AMD Athlon 64 e AMD Opteron de 64 processadores, que foram um marco na indústria pelo fato de serem a primeira arquitetura x-86 de 64 bits nativa do mundo.