Foto: flickr.com/photos/ssanya

A Amdocs, fornecedora de sistemas voltados à experiência do cliente, assinou contrato de cinco anos com a TIM Brasil para gestão nas divisões de negócios wireless, tradicional e de banda larga.

De acordo com o acordo, a Amdocs gerenciará os sistemas de suporte operacional (OSS) de todas as linhas de negócios da TIM Brasil, executando o desenvolvimento e manutenção de aplicativos e assumindo a responsabilidade pelos sistemas legados e todos os contratos de fornecedoras de OSS.

Na área de sistemas de suporte empresarial (BSS) da empresa, a Amdocs gerenciará os seus produtos usados nas divisões da TIM Brasil.

Segundo a empresa, o novo centro de operações da Amdocs em São Carlos desempenhará um papel fundamental no fornecimento de serviços de gestão à TIM Brasil.

“O departamento de TI precisa evoluir, acompanhando o crescimento da empresa. Estamos padronizando os sistemas da TIM e a Amdocs é nossa parceira nesse projeto", disse Luigi Longarini, Diretor de TI da TIM Brasil.

NO APERTO POR QUALIDADE
A TIM passa por um ano complicado no Brasil.

Há três meses, o presidente que reconduziu a companhia à vice-liderança do mercado de celulares foi desligado da empresa após uma investigação na Itália envolvendo fraude na ativação de chips.

No mês passado, a Anatel penalizou a empresa com um embargo nas vendas de novas linhas de celular em 18 estados brasileiros, e o Distrito Federal.

Para completar o cenário, a TIM teve um resultado 0,9% negativo no lucro líquido da empresa do segundo trimestre de 2012.

PARCERIA MAIS FORTE
Apesar do cenário, a Amdocs comemora o contrato e diz que ele fortalece a parceria estratégica com a TIM Brasil.

Em fevereiro de 2011, a Amdocs anunciou que a TIM Brasil havia escolhido a empresa para fornecer a plataforma para sua iniciativa de transformação do B/OSS em apoio à sua rede tradicional e sem fio de última geração; a primeira fase foi implementada no mesmo ano.   

Em março último, a Amdocs anunciou que a TIM Brasil escolheu as soluções de BSS e OSS da Amdocs para incrementar ainda mais o seu novo serviço de banda larga via fibra ótica.

Como resultado da implantação completa da solução da Amdocs (conforme a Estrutura de Processos Empresariais do TM Forum), a TIM conseguiu lançar o seu serviço de banda larga residencial Live TIM cinco meses após a assinatura do contrato – a meta era de seis meses.

DE OLHO NA PRESSÃO
Provedora de softwares para billing, CRM e OSS fundada em 1982, a Amdocs teve faturamento de US$ 3 bilhões em 2011 e se enquadra entre empresas que podem lucrar com a recente pressão por melhora na qualidade da telefonia no Brasil.

Conforme apontado pelo Baguete Diário, na cobertura do NetEvents Américas em Miami, no mês passado, Accedian, Telco Systems e Overture, três empresas especializadas em softwares de medição de performance de redes com presença ainda incipiente no Brasil, estão de olho no “padrão europeu” exigido pelo governo das teles para crescer.
 
Ou seja, é uma oportunidade para entrar em um mercado considerado quente.