Portadores de cartões Visa podem pagar alguns boletos no Messenger. Foto: Pexels.

As empresas Nexxera, Visa e Adiq acabam de lançar o "Pague suas contas", um chatbot que permite o pagamento de boletos referentes a suas contas de consumo com cartão de crédito. 

Com a solução, portadores de cartões Visa poderão pagar suas contas de consumo em diferentes segmentos usando o Facebook Messenger. 

Inicialmente, a nova solução de pagamento está disponível exclusivamente na Grande Florianópolis, em fase piloto.

A solução foi desenvolvida com base em APIs conectadas diretamente nos sites de empresas, como condomínios e escolas. 

Já estão aptas para pagamento faturas da Casan, Celesc, condomínios administrados pela Embracon, IPTU Florianópolis e o Sindicato de Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe), representado pelo Colégio Antônio Peixoto. O serviço não tem custo de instalação.

O consumidor pode usar o QR code ou o código de barras disponíveis em sua conta para acessar o chatbot ou simplesmente procurar o perfil "Pague suas contas" no Messenger.

Após o consumidor digitar o CPF e confirmar outros dados pessoais, o bot identifica as contas associadas ao seu nome e permite realizar o pagamento dentro do próprio Messenger, por meio do Visa Checkout.

"O Grupo Nexxera, focado nas facilidades ao usuário, investiu para a entrada das empresas geradoras de contas de consumo neste modelo, dispensando que elas tivessem que realizar mudanças em suas atuais plataformas", afirma Edson Silva, Presidente do Grupo Nexxera.

O projeto conta com a empresa de adquirência do BS2, Adiq, para processar os pagamentos.

"Desenvolvemos o projeto junto com a Nexxera e Visa, buscando criar algo inovador e que gere valor para as pessoas, simplificando a vida delas e poupando tempo. Investimos na preparação do nosso o ambiente tecnológico para permitir a união dos sistemas, possibilitando o processamento das transações financeiras e fazendo com que seja possível que o cartão de crédito tenha esta nova funcionalidade", explica Renata Pentagna Guimarães Martini, vice-presidente executiva do BS2.

O "Pague suas contas" já está online para os cidadãos de Florianópolis e deve começar sua expansão para outras cidades do Brasil ainda neste semestre. 

O Grupo Nexxera está há 25 anos no mercado. Com sede em Florianópolis e unidade em São Paulo, tem homologadas 74 instituições financeiras e mais de 26 adquirentes de cartão.