Bug ocorre em aplicativos para iOS que usam o Webkit. Foto: flickr.com/photos/6734117143

Desde a última semana, um bug tem assombrado os usuários de iOS e OSX, uma sequência de caracteres em persa causa travamento em alguns aplicativos.

Descoberto originalmente por um grupo de pesquisadores russos, ele já havia sido alertado para a Apple, que não comentou nada sobre até o momento.

Desde então, o problema tem girado nas redes sociais por meio de postagens, fazendo com que aplicativos como o Facebook e o Twitter pararem de funcionar.

Apesar dos problemas causados, isso não é um significado de virus, apesar do iOS já ter tido problemas com isso, mas sim uma falha do Webkit, tecnologia que a Apple usano Safari, assim como Chrome e outros programas.

Sendo assim, todos os programas que utilizam o Webkit e estão no iOS, estão abertos a travarem com esses caracteres.

De acordo com Fábio Assolini, analista-sênior da Kapersky Labs, a solução a curto prazo para os navegadores é utilizar aqueles que nao dispoem do Webkit, como é o caso do Opera, já nos programas isso não é possível resolver.

Para uma solução definitiva, a Apple precisa disponibilizar uma atualização do iOS e Mac OS X, que até o momento não foi realizada.