Apple fez parcerias com Visa, Master e American Express. Foto: Neirfy/Shutterstock.com

A Apple chegou a um acordo com a American Express para que as empresas trabalhem juntas no novo sistema de pagamentos do iPhone, de acordo com fontes do Re/Code familiarizadas com as negociações. De acordo com o WSJ, a Mastercard também está participando do projeto. A Visa é outra empresa que já havia concordado em trabalhar com a Apple.

O novo sistema de pagamento da Apple deve deixar que proprietários do iPhone 6 usem seus telefones no lugar de cartões de crédito, cartões de débito ou dinheiro para pagar por mercadorias em lojas físicas. 

Os clientes vão apresentar seus telefones no caixa de varejistas parceiras para transmitir informações de pagamento e concluir a compra. Não foi revelado quais lojas já estão inscritas no projeto.

Na preparação para o anúncio dos lançamentos da Apple, no dia 9, a companhia tem mantido discussões com várias redes de cartão de crédito sobre o novo meio de comprar. 

Para a Apple, a introdução de um produto próprio para pagamentos terminará com anos de especulação sobre quando a empresa tiraria vantagem de seu enorme arquivo de dados de cartões de crédito a partir do das contas do iTunes e da App Store.

Fontes dizem que a Apple provavelmente precisa da aprovação de qualquer rede de cartões de crédito ou o banco que emitiu o cartão de um cliente para que o cartão possa ser aprovado para pagamentos móveis. 

Segundo o Re/Code, a Apple acredita que seu sistema de pagamentos para iPhone será pelo menos tão seguro quanto os cartões tradicionais. Fontes acreditam que o scanner de impressão digital presente no iPhone, terá, em algum momento, um papel no sistema - seja no lançamento ou no futuro.